Seis índios e dois agentes da Polícia Federal (PF) ficaram feridos, após confronto nesta quarta-feira (07.11) na aldeia Teles Pires, localizada na cidade de Alta Floresta (800 km de Cuiabá). O confronto aconteceu durante cumprimento de mandado de prisão da Operação “Eldorado”, iniciada na última terça-feira (06.11) em Mato Grosso e em outros sete Estados, para combater extração ilegal de ouro.
De acordo com a assessoria de imprensa da PF, os agentes federais estiveram na aldeia para destruir balsas que eram utilizadas para extração de ouro. Os índios iniciaram o confronto, pois, conforme a PF, uma das embarcações pertencia ao cacique da aldeia, identificado como “Camaleão”.
Segundo a Polícia Federal, dois índios, dos seis feridos foram baleados e encaminhados ao Pronto-Socorro de Cuiabá. Já os agentes, um deles ferido com uma flecha, recebeu atendimento médico na aldeia.
Operação: A operação “Eldorado” iniciou nesta terça-feira (06.11), com objetivo de combater uma organização criminosa especializada na comercialização ilegal de ouro em terras indígenas e extração do minério no Sistema Financeiro.
De acordo com a Polícia Federal, no esquema eram utilizadas notas frias de cooperativas para legalizar a produção de garimpos, que funcionavam de forma ilegal. Índios também participavam da ação criminosa.
Conforme a PF, foram cumpridos 17 dos 28 mandados de prisão temporária, 64 de busca e apreensão e oito de condução coercitiva expedidos pela Justiça Federal. Destes, o empresário Valdemir Melo, dono da empresa Parmetal, em Cuiabá. Com ele foi apreendido 23 quilos de ouro, avaliados em R$ 2 milhões.
Um oficial da Marinha do Brasil, também foi preso na operação. Ele seria encarregado de legalizar o transporte do produto em embarcações, com o uso de notas fiscais falsas.
Atualizada em 11h30min: A Polícia Federal decidiu suspender temporariamente a Operação Eldorado, devido ao confronto entre agentes da PF e índios na aldeia Teles Pires.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).