Os advogados Dyego Nunes da Silva Souza e Luciano Carvalho do Nascimento, foram presos no início da madrugada deste sábado (07.07). Segundo a presidente da Associação dos Advogados Criminalistas do Brasil em Mato Grosso (ABRACRIM/MT), Michele Marie, disse ao oticias, que advogado Luciano foi atender um chamado do colega Dyego, que teria supostamente se envolvido em um acidente de carro - e os policiais foram até sua residência e houve desentendimento.
Ela disse que os policiais não tinham mandado e a suposta ocorrência não teria sido em flagrante delito. Ela disse ainda, que os dois advogados foram algemados, apanharam e foram levados para o Cisc Verdão dentro do Camburão, todo machucado.
“Entraram na casa dele por suposto acidente de carro, sem mandado e sem flagrante delito. A chave estava no bolso dele, tentaram pegar, bateram neles, jogaram no camburão e trouxeram aqui pro Cisc Verdão. Numa situação caótica. Luciano foi atender o colega e foi o que mais apanhou. Estamos acompanhando o caso e esperando para lavrar o boletim de ocorrência”, explicou a presidente da Abracrim em MT, que acompanha o caso.
Outro lado - A reportagem do oticias tentou contato com o Cisc do Verdão, porém ninguém atendeu as ligações.
Nota da Abracrim
Advogado é preso no exercício da advocacia sem a presença de um representante da OAB e contrariando totalmente lei federal, em um total desrespeito as prerrogativas da advocacia.
Na noite do dia 06 de julho, em Cuiabá-MT, o advogado criminalista Luciano Carvalho do Nascimento recebeu um chamado de um cliente para comparecer na residência do mesmo porque estaria sendo acusado por um suposto atropelamento por parte dos policiais da Delegacia de Trânsito.
Chegando na residência do cliente e se identificando como advogado, Luciano foi brutalmente agredido, algemado e levado na viatura preso até o Cisc Verdão pelos policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), que não possuiam visíveis qualquer identificação funcional e portando a todo momento balaclavas, impossibilitando qualquer reconhecimento e identificação civil.
Mesmo com a chegada de uma comissão de advogados criminalistas e da presidente da Abracrim-MT, Michele Marie de Souza, os policiais continuaram agindo de forma truculenta com o nítido intuito de intimidar os presentes que estavam ali apenas para resguardar os direitos do advogado detido erroneamente. Sendo inclusive, proibidos de adentrar o interior do Cisc para acompanhar o procedimento da lavratura da prisão.
Mais um caso da truculência da polícia do estado do Mato Grosso. A OAB e a Abracrim-MT acompanhará o caso de perto, tomando todas as providências legais cabíveis e assegurar a responsabilização das violações das prerrogativas diante dos órgãos competentes nas esferas administrativas, civis e criminais.
PJC - A assessoria da Policia Civil afirmou que Luciano Carvalho do Nascimento atendia seu cliente, o também advogado Dyego Nunes da Silva Souza, quando ambos foram presos na madrugada deste sábado (07) após entrarem em confronto com policiais da Deletran e da Gerência de Operações Especiais (GOE).
Segundo assessoria, o advogado Dyego Nunes da Silva Souza, supostamente embriagado, fugiu de acidente sem prestar socorro - e solicitou ajuda do colega Luciano Carvalho do Nascimento, que teria soltado um cachorro da raça pit bull contra os policiais.
Ainda segundo assessoria, testemunhas relataram que um veículo Ford Fiesta seguia em uma rua no bairro CPA 4, por volta de 21h10, quando atropelou pedestre e fugiu.
Uma equipe do Deletran foi até a residência do proprietário do Ford Fiesta, no bairro Morada da Serra, encontrando o veículo estacionado com o para-brisa quebrado e a lateral riscada. O suspeito se recusou a realizar o teste do bafômetro.
De acordo com assessoria, o advogado Luciano Carvalho do Nascimento teria tentado impedir a prisão do colega informando que não se tratava de flagrante delito. Segundo a Polícia Civil, ele soltou um cachorro da raça pit bull na equipe do Deletran.
Os policias então acionaram a Gerência de Operações Especiais (GOE), que entraram na residência e prenderam ambos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).