“Um trânsito seguro envolve a aplicação, na mesma intensidade e igualdade, do que a doutrina chama dos três “E's”, Engenharia, Educação e Esforço Legal. Como em um tripé, se você deixar uma das pernas menores que as demais ou a suprimi-la, toda a estrutura cai, com a violência no trânsito não é diferente”, com essas palavras, o delegado Christian Cabral definiu os números exorbitantes de acidentes em Cuiabá e Várzea Grande.
Segundo dados da Delegacia de Delitos de Trânsito (Deletran), entre os meses de janeiro e novembro de 2022, somente em Cuiabá e Várzea Grande, foram registrados 107 acidentes com vítimas fatais.
A maioria dos acidentes, envolveram álcool e direção ao volante. Um dos acidentes mais graves em Várzea Grande, foi registrado em abril. O motorista de Corolla perdeu o controle e invadiu a pista contrária. Ele bateu em um Etios, que matou o motorista de aplicativo e a passageira, que foi arremessada do veículo. No local, foi constatado que o motorista do Corolla está em estado de embriaguez.
Identificadas vítimas de acidente em VG; mulher foi arremessada do veículo
Ainda envolvendo motoristas alcoolizados, entre tantos outros, um casal, Ianka Aparecida, e Paulo César de Almeida, morrem vítimas de um acidente de trânsito, na noite do dia 09 de novembro, na MT 060, na região da Comunidade de Mata Cavalo, sentido Poconé/Nossa Senhora do Livramento. O acidente foi causado por um policial penal alcoolizado.
Alcoolizado, policial civil atropela e mata casal na Comunidade de Mata Cavalo em MT
Álcool e direção no volante, também tirou a vida do jovem Otoniel Silva Moraes, 23 anos, morador do bairro Capão Grande, em Várzea Grande, no dia 27 de novembro. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no Pronto-Socorro (PS/VG).
Morador de VG que sofreu acidente na Imigrantes não resiste e morre no PSVG
Um dos acidentes que chocaram à população, envolvendo motorista alcoolizado, tirou a vida da Aline Simone Jordão da Silva, de 34 anos, e do bebê que ela esperava. Grávida de sete meses, ela chegou a ser levada para um hospital, para tentar salvar a vida do bebê, mas mãe e filho chegaram mortos na unidade de saúde. O acidente ocorreu na avenida Antártica, Distrito do Sucuri, em Cuiabá.
Outros acidentes corriqueiros com óbito, que estão entre os divulgados pela Deletran, são os acidentes envolvendo motociclistas. Sebastião Rodrigues dos Santos, 55 anos, tentou desviar do quebra-molas e acabou perdendo o controle da direção e caindo. Sebastião bateu a cabeça na calçada. Foi socorrido, mas morreu no Pronto-Socorro (PS/VG).
Homem morre ao desviar de quebra-molas e bater cabeça na calçada em avenida de VG
Na avenida da Feb, em Várzea Grande, o jovem motociclista, de aproximadamente 25 anos, morreu na madrugada do dia 03 de julho, em um acidente, em frente a um posto de combustível. Ele colidiu contra um poste e morreu ainda no local do acidente.
Jovem motociclista morre ao colidir em poste na Feb em VG
Já o motociclista Eurípedes Magalhães, furou o sinal, na avenida Júlio Campos, esquina com avenida Pantaneira, em Várzea Grande, e colidiu com um veículo Fox. O motociclista morreu ainda no local do acidente.
Homem morre em acidente na Júlio Campos em VG
Em uma colisão frontal entre duas motocicletas, a jovem Kelloy Gabriele da Silva Carvalho, 23 anos, perdeu a vida. O acidente aconteceu na manhã do dia 05 de novembro, em uma via de acesso aos fundos do Centro Oficial de Treinamento Rubens dos Santos, popularmente conhecido como COT do Pari, em Várzea Grande.
Jovem morre em acidente envolvendo duas motos em VG
Entre os motociclistas sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dois acidentes tiraram a vida de jovem moça e jovem rapaz. Josiane de Almeida Campos, 26 anos. A motociclista abalroou na lateral de uma caminhonete Hillux, e acabou atropelada. Ela chegou a ser socorrida, mas também foi a óbito na unidade de saúde.
Jovem se envolve em acidente em VG e morre após dar entrada no Pronto-Socorro
Em Cuiabá, o motociclista Gabriel Felipe dos Santos Amorim, morreu vítima de um acidente de trânsito. Ele foi atropelado por um veículo Fiat Strada.
Motociclista não habilitado morre em acidente em Cuiabá
Conforme o delegado Christian, “infelizmente”, o sistema não consegue enxergar qual foi a causa de cada um dos acidentes, somente se abrisse cada Inquérito e o pesquisasse.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).