Em sessão vespertina dessa quarta-feira (16.01), os deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei (PL) 249/2017, de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), que instituí o pacu como prato típico da culinária de Várzea Grande. Ao ser lido, o PL causou risadas por alguns deputados, a exemplo da deputada Janaina Riva (MDB) que foi conferir o teor do projeto e soltou: "parece piada".
O PL - Em sua justificativa o deputado argumentou que "a carne do pacu é muito apreciada na culinária local do município de Várzea Grande, principalmente, pela cidade ser um pólo turístico e industrial com uma gastronomia muito diversificada em peixe".
Disse ainda, que "Várzea Grande, possui logradouros tradicionais como Bonsucesso, Passagem da Conceição e Praia Grande, com vocação nata para o turismo gastronômico, com inúmeras peixarias familiares, estilo ribeirinho com sua rusticidade e história preservada, o cardápio principal é o Pacu recheado".
"Em sentido mais amplo, aponta - se que a cultura é um conjunto de práticas sócio-educacionais, econômicas, políticas, religiosas, intelectuais, artísticas, dentre outras, que acabam por definir o caráter de um povo e por forjar a sua história. Há que se registrar, também, que a cultura, em suas mais variadas formas, deve ser encarada como um dos símbolos da identificação de um povo, de uma comunidade, de um país – inclusive, vindo a consistir no cerne da visão antropológica, em um instrumento que reflete as relações individuais e comunitárias" diz trecho da justificativa do autor do PL.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).