27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

No Alvo Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 08:59 - A | A

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024, 08h:59 - A | A

Herói Brasileiro da Ciência

Lula sanciona lei que inscreve nome de César Lattes no Livro dos Heróis da Pátria

O registro do nome de César Lattes no Livro, foi aprovado pelo Congresso Nacional.

Em um ato de reconhecimento ao legado de um dos mais importantes cientistas brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei nº 14.839 nesta quinta-feira (11.04), inscrevendo Cesare Mansueto Giulio Lattes, conhecido como César Lattes, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Esta honraria, localizada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, eterniza as contribuições de Lattes à ciência e à nação.

Lattes, nascido em Curitiba em 1924, filho de imigrantes italianos, foi um pioneiro na física de partículas. Sua formação em física e matemática pela Universidade de São Paulo foi apenas o início de uma jornada repleta de descobertas. O cientista ganhou notoriedade por seus estudos sobre raios cósmicos e pela descoberta do méson pi, junto com Giuseppe Occhialini e Cecil Frank Powell na Universidade de Bristol, um feito que contribuiu para a atribuição do Prêmio Nobel de Física a Powell em 1950.

Lattes não apenas se destacou por suas descobertas científicas, mas também por seu papel determinante no desenvolvimento científico do Brasil. Como um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e peça chave na criação do CNPq, Lattes foi fundamental para o avanço da pesquisa científica nacional.

O retorno ao Brasil após um período de aperfeiçoamento nos Estados Unidos consolidou sua carreira como professor e pesquisador, influenciando gerações. Sua notoriedade internacional é confirmada por sua inclusão em renomadas enciclopédias científicas, e sua homenagem póstuma pela CNPq, com a Plataforma Lattes, coroa um legado de imensurável valor para a ciência brasileira.

A inclusão de César Lattes no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um reconhecimento merecido a um cientista cujo trabalho transcendeu as fronteiras do conhecimento, deixando um legado eterno para o Brasil e para o mundo.

César Lattes morreu em Campinas, São Paulo, em 8 de março de 2005.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760