Desde a última sexta-feira (16.08), quando o aplicativo Pardal 2024 foi disponibilizado para download pela Justiça Eleitoral, já foram registradas 154 denúncias de propaganda eleitoral irregular em Mato Grosso. O sistema Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, permite que eleitores encaminhem denúncias de irregularidades durante as eleições municipais de 2024 de forma rápida e acessível.
Segundo os dados, a maior parte das denúncias foi registrada na cidade de Comodoro, com 29 denúncias, seguida por Araguaiana, com 19 denúncias, e Cuiabá, com 12 denúncias. Outras cidades que apresentaram números expressivos de denúncias incluem Guarantã do Norte, com 15 registros, e Juína, com 11. As denúncias estão distribuídas entre propaganda irregular para prefeitos, que totalizam 79 denúncias, e para vereadores, que somam 65 denúncias.
O Pardal é uma ferramenta importante para garantir a lisura do processo eleitoral, permitindo que a população atue como fiscal das campanhas eleitorais, denunciando práticas que possam comprometer a igualdade entre os candidatos. As denúncias encaminhadas por meio do aplicativo são analisadas pela Justiça Eleitoral e podem resultar em multas, retiradas de propaganda ou outras sanções cabíveis.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).