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No Alvo Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 13:52 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024, 13h:52 - A | A

RODOANEL

Em reunião interna, ministro Carlos Fávaro critica governador e cita "apropriação" de obra

Ministro da Agricultura citou obra do Rodoanel, que segundo ele ainda não recebeu recursos estaduais, mas placas enalteciam apenas o governo Mendes

Em reunião interna com correligionários e aliados na última semana, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), criticou o governador Mauro Mendes (União) ao lembrar sobre as obras do Rodoanel, em Cuiabá e Várzeas Grande.

O ministro citou que as obras terão investimento de R$ 580 milhões do Governo Federal e do Governo Estadual, mas que receberam placas enfatizando apenas o governo estadual, como se fosse o único "pai da obra". Entre colegas, Fávaro lembrou que o governo estadual não alocou recursos nas obras até o momento e que, até agora, todo o dinheiro investido vem da União, apesar do convênio definir investimentos dos dois entes. 

Sobre a questão de placas enaltecendo apenas o governo estadual, o senador teria dito que Mendes "quer tudo para ele", sem dar os devidos créditos ao governo do presidente Lula, aliado do ministro. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) teria, segundo Fávaro, corrigido o problema ao fixar placas padronizadas de obras do governo. 

Fávaro e Mendes vivem um momento de desentendimento político. Em entrevista concedida em abril ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Mauro disse não ser "homem que leva desaforo para casa" ao ser questionado sobre o ministro e comentou que Fávaro "tem um problema com o agronegócio". 

Obra do Rodoanel

Atualmente estão sendo realizadas a construção de um viaduto de 130 metros e a execução dos serviços de terraplenagem no traçado do Rodoanel, no entroncamento com a rodovia estadual MT-010. Além disso, está sendo construída uma ponte de 230 metros sobre o Rio Cuiabá. Também como parte do empreendimento, a obra avança com os serviços de terraplenagem no trecho localizado na cidade vizinha de Várzea Grande.

A obra é resultado de um convênio firmado entre o Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e o governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). No empreendimento estão sendo investidos R$ 539.303.639,79, que estão divididos da seguinte maneira: 60% são oriundos de recursos federais que totalizam R$ 323.582.183,87, repassados pelo DNIT; e outros R$ 215.721.455,92, repassados pelo Governo do Estado.

 
 

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