A deputada estadual Janaina Riva (MDB) afirmou nesta quarta-feira (08.01) que, em Mato Grosso, produtores rurais "ricos e poderosos" tomam mais terras de pequenos produtores rurais do que o Movimento Sem Terra (MST). A fala foi feita pela deputada após apresentar um vídeo que mostra o despejo de trabalhadores rurais em Aripuanã, a 949 Km de Cuiabá.
Segundo a deputada, famílias estão sendo expulsas de suas terras depois que um grande fazendeiro conseguiu na Justiça o direito sobre as terras, mesmo depois de ter os títulos apresentados terem sido declarados falsos.
"Invasão de terra não é só MST não, tem muita gente rica aí tomando terra de povo humilde, aliás é o que mais tem, é rico usando o judiciário, advogados bons, e tomando terra do pequeno produtor, mais do que o MST aqui em Mato Grosso - que nós somos contra, vamos deixar claro - é esse povo poderoso aí roubando terra do pequeno produtor, antes terra aqui em Mato Grosso não valia nada, aí o cara chega de São Paulo de Jato, pousou de jato, entra no processo há dois anos e toma terras dos caras, pelo amor de Deus, isso é desumano", comentou Janaina.
Segundo a deputadao, o próprio procurador do Estado garantiu que os títulos daqueles que tomaram a terra são fraudulentos. Para Riva, o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) deveria defender de maneira mais "concisa" o direito dos trabalhadores rurais afetados.
"Estes títulos, desse cara que se diz dono, foi anulado em 2010, transitou em julgado, aí porque não citou alguém ele conseque na Justiça cancelar e tomar as terras desses coitados, que estão lá há 30, 40 anos e foram assentados pelo Estado, isso é uma barbaridade", completou a deputada.
Leia mais: Acordo faz Eduardo Magalhães recuar em troca da Presidência da Comissão de Ética
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).