A recente notícia sobre uma operação policial visando prender membros de uma nova organização criminosa em Mato Grosso levantou novamente a questão da falência da Segurança Pública no Estado. Na segunda-feira (12.08), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Mato Grosso realizou a operação Cela 03, que visa investigar a presença de membros da facção "Bonde dos 40" em Mato Grosso.
Nos anos 2000, o Estado era marcado por duas organizações criminosas, ambas ligadas ao jogo do bicho: o grupo Ello e o grupo Colibri, do ex-comendador João Arcanjo Ribeiro. Agora, porém, são quatro os grupos criminosos: o Comando Vermelho, o Primeiro Comando da Capital, a Tropa do Castelar em Sorriso e o Bonde dos 40, surgindo principalmente na região do Araguaia.
Questionado sobre o crescimento do crime organizado, o governador Mauro Mendes (União) prefere culpar o Governo Federal, exigindo "leis mais rígidas". Mendes nega qualquer correlação entre o baixo efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil e o crescimento do crime, e insiste em manter o déficit atual de profissionais da Segurança Pública, levando o Estado a um cenário ainda mais desafiador. Até quando?
Leia mais: O que é Bonde dos 40, quarta facção com presença em Mato Grosso
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).