O candidato a prefeito de Cuiabá, Abilio Júnior, afirmou em entrevista na TV Centro América na última quarta-feira (25.09) que a vacina contra a covid-19 não tem eficácia comprovada. A fala, no entanto, trata-se de uma informação falsa.
"Agora o que estão querendo falar que é obrigatório é a vacina do Covid-19, que já não tem mais eficiência comprovada. Dentro dessas propostas, todas as vacinas que estão na programação do Ministério da Saúde são compartilhadas e atendidas do mesmo jeito”, disse o candidato.
Estudos científicos comprovaram que as vacinas evitaram quase 20 milhões de mortes em todo o mundo, apenas no primeiro ano da campanha, na pandemia. Mais de 1 milhão dessas vidas foram preservadas apenas no Brasil.
Outro estudo científico aponta que 47 mil vidas poderiam ter sido salvas e 104 mil hospitalizações evitadas se a imunização tivesse ocorrido em um cenário de maior celeridade.
Outro estudo, produzido por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) mostrou que, sem a vacina, o Estado poderia ter 680 mil casos de covid-19 até o final de 2021. Naquele ano, foram registrados 423 mil casos.
Leia mais: Juiz cita Prefeitura de Cuiabá até em decisão contra o Governo de MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).