03 de Fevereiro de 2025
03 de Fevereiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 11:35 - A | A

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2025, 11h:35 - A | A

NOVAS GESTÕES

Lula exalta governabilidade e minimiza divergências ideológicas

Lula reforçou que, uma vez iniciado o governo, as questões ideológicas devem ficar em segundo plano

Edina Araújo/Fatos de Brasília

O presidente Luis Inácio Lula da Silva, destacou a estabilidade e a governabilidade conquistadas ao longo dos dois primeiros anos de sua gestão, rebatendo críticas sobre a dificuldade de governar com um Congresso adverso. A declaração foi feita no primeiro encontro entre os três políticos, Lula, Davi Alcolumbrre, presdiente do Senado e Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, realizado no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (03.02).

"Passados dois anos, eu reconheço, Davi e Hugo, que aprovamos medidas essenciais antes mesmo de eu assumir o governo."

O presidente citou a aprovação da PEC da Transição, do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária como exemplos do papel fundamental desempenhado pelo Congresso Nacional para o avanço do país. "Segundo o meu articulador político, Alexandre Padilha, este foi o período em que mais aprovamos tudo o que o governo enviou à Câmara e ao Senado"

Lula reforçou que, uma vez iniciado o governo, as questões ideológicas devem ficar em segundo plano, cedendo espaço às prioridades da população. "Quando se governa, o que interessa é o bem-estar do povo brasileiro. Esta foto aqui simboliza que estamos comprometidos com o futuro do Brasil. O povo pode cobrar de mim, de você, Davi, e de você, Hugo, porque está em nossas mãos o tipo de Brasil que queremos entregar ao fim deste biênio."

Com a aproximação entre os Poderes e a estabilidade política, Lula concluiu desejando sucesso a Alcolumbre e Motta em suas respectivas lideranças no Congresso. "Que Deus abençoe seu mandato, Davi, e também o de Hugo. Estamos juntos pelo Brasil."

O discurso reforça o tom de cooperação entre o Executivo e o Legislativo, indicando que o governo deve continuar apostando no diálogo com o Congresso para avançar com suas pautas prioritárias em 2025.

Alcolumbre reforça apoio ao governo e destaca colaboração entre Legislativo e Executivo

Em um discurso marcado por um tom conciliador e de fortalecimento institucional, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou a importância da colaboração entre os Poderes para garantir avanços ao país. Após reunião ao lado do presidente Lula e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, Alcolumbre enfatizou a necessidade de um Legislativo ativo, equilibrado e capaz de oferecer respostas concretas à sociedade brasileira.

"Tenho uma relação de proximidade e amizade e estou muito feliz, presidente, por ter tido a oportunidade de estar ao lado do Hugo, enquanto presidente da Câmara, para construir um Poder Legislativo forte, ativo e equilibrado, que possa verdadeiramente dar respostas à sociedade brasileira", declarou Alcolumbre.

Ele também destacou a sintonia com o Executivo, classificando como "simbólico" o compromisso dos parlamentares em apoiar iniciativas do governo.
"Nosso tempo precisa ser aproveitado integralmente para entregar resultados à população. Precisamos apoiar a agenda do governo, debater no Congresso e aprimorar todas as propostas que são prioritárias para o país."

Alcolumbre fez questão de ressaltar a maturidade institucional da atual legislatura e disse estar esperançoso com a colaboração de Hugo Motta na Câmara. "Já conversei muito com o Hugo, e nosso espírito é de ajudar o Brasil, o governo e os brasileiros. Conte conosco, presidente Lula."

 Leia também - Governo Lula abre concurso com salários de até R$ 14 mil; confira

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760