Bicampeão mundial e muito perto se tornar o tri mais jovem da história. Apesar de colecionar números expressivos com apenas 25 anos, Sebastian Vettel ainda tem que conviver com a desconfiança de que seus resultados só foram alcançados porque tem, na RBR, um grande carro nas mãos. E seu maior crítico é justamente seu rival na luta pelo título, Fernando Alonso. Na guerra psicológica desta reta final da temporada, o espanhol da Ferrari sempre ressalta que conta com um equipamento inferior. Recentemente, declarou que sua luta é com o projetista da RBR e não contra Vettel e também disse que quem deveria estar brigando pela taça era Lewis Hamilton, da McLaren. Em Interlagos, para o GP deste fim de semana, Vettel mostrou confiança no seu talento e tratou de rebater os descrentes.
- Se você olhar para trás, não sei quão longe, o mais distante que consigo olhar, nunca houve realmente alguém que teve sucesso em um carro realmente ruim. É uma coisa natural que acontece. Um dia você tem pilotos fortes, em um carro forte. Então, obviamente, você tem uma combinação forte, que é difícil de bater – argumentou.
Para embasar sua defesa, Vettel ressaltou que nem sempre guiou carros de ponta, e mesmo assim conseguiu bons resultados. O alemão da RBR lembrou de sua estreia em 2007 pela BMW em Indianápolis, no lugar do polonês Robert Kubica, que havia sofrido um grave acidente na etapa anterior. Em sua primeira corrida, já marcou pontos. Terminou a temporada daquele ano na STR. E, em 2008, conquistou uma inesperada vitória em Monza ainda pela equipe satélite da RBR, assombrando a todos na F-1.
- É natual começar em um carro mais fraco. Todos estivemos nessa situação. Michael começou na Jordan, e Alonso, na Minardi. Ambos tiveram bons momentos. Eu comecei na BMW substituindo Robert por uma corrida, o que foi uma grande chance, e depois consegui um lugar na STR, que não era um carro competitivo, mas fiz um bom trabalho e até ganhei uma corrida.
O GP do Brasil encerra a temporada 2012 da Fórmula 1. Vettel lidera o campeonato com 273 pontos contra 260 de Alonso. Os treinos livres começam nesta sexta-feira com exibição do SporTV. A TV Globo transmite ao vivo o treino classificatório às 14h (de Brasília) de sábado e a corrida a partir do mesmo horário, no domingo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).