23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Esportes Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024, 10:10 - A | A

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024, 10h:10 - A | A

Punição merecida

Torcedor pega um ano de prisão por racismo contra Vini Jr. e nigeriano

Pena é somatório de sentenças de casos de injúrias raciais

Nicolle Ribeiro/ VGN

Em mais um marco na luta contra o racismo nos estádios, um torcedor do Mallorca foi condenado a um ano de prisão por ofensas racistas dirigidas aos jogadores Vinícius Júnior, do Real Madrid, e Samuel Chukwueze, do Villarreal. O caso, ocorrido durante a temporada 2022/23 da La Liga, reforça o combate à discriminação racial no futebol espanhol.

A sentença, emitida por um tribunal em Palma de Mallorca, também inclui a proibição de comparecer a eventos esportivos durante três anos e uma multa de 1.800 euros. O torcedor foi identificado após câmeras de segurança captarem imagens das ofensas dirigidas aos jogadores.

Em relação a Vini Jr, imagens exibidas pela "DAZN" na época mostraram o torcedor gritando para o brasileiro: "Vinicius, macaco! É um p*** macaco".

Vini Jr. tem sido alvo recorrente de insultos racistas na Espanha, levando a uma mobilização global em defesa do jogador e contra o racismo nos esportes.

Repercussão no meio esportivo

O episódio reacendeu o debate sobre racismo no futebol europeu. Vários atletas e clubes expressaram apoio aos jogadores e destacaram a necessidade de punições mais severas para infratores. O Real Madrid e o Villarreal se posicionaram firmemente contra qualquer tipo de discriminação, pedindo por uma postura mais proativa das autoridades.

Vinícius Júnior, que vem denunciando reiteradamente casos de racismo, agradeceu o apoio recebido, mas destacou que medidas mais eficazes precisam ser adotadas para evitar que tais atos continuem a acontecer. "A luta é contínua. Não podemos permitir que isso seja normalizado", disse o atacante.

Esforços no combate ao racismo

As autoridades espanholas, juntamente com a La Liga, buscam formas de melhorar a vigilância nos estádios e punir com rigor os responsáveis por atos racistas. A condenação deste torcedor é vista como um passo importante, mas muitos consideram que o caminho para erradicar o racismo nos estádios ainda é longo.

Leia também - Mulheres integrantes da lista sêxtupla do Ministério Público visitam Mauro Mendes

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760