O atacante do Flamengo, Gabriel Barbosa, popular Gabigol, contratou nos últimos dias o advogado Bichara Neto, para atuar em sua defesa contra a denúncia de tentativa de fraudar o exame de controle de doping. Neto ficou conhecido por defender Paolo Guerrero na suspensão por doping nos tribunais da Fifa em 2017.
A denúncia contra Gabigol ocorreu no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo. A queixa foi formalizada no dia 21 de dezembro do mesmo ano pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem.
Os representantes de defesa do atacante terão cinco dias para recorrer a partir da citação de Gabriel Barbosa, que deve acontecer na volta do recesso do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), vinculado ao Ministério do Esporte. Após isso, um relator será indicado para o caso, e a partir daí será marcado o julgamento. Vale ressaltar que o jogador não corre risco de uma suspensão preventiva.
Entenda o caso
Gabriel Barbosa vai responder por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a uma tentativa de fraude ou fraude diante de qualquer processo de controle. Em caso de condenação, ele poderá ficar até quatro anos suspenso. Leia mais - Gabigol é denunciado por tentativa de fraude em exame antidoping; pode ser suspenso por até quatro anos
O atacante é acusado de dificultar a realização do exame, prejudicando o trabalho dos oficiais de diversas maneiras. Segundo os relatos no qual a denúncia se baseou, além de fazê-los esperar, o jogador teria desrespeitado os oficiais e não teria seguido os procedimentos de forma correta.
Gabigol se manifestou nas redes sociais:
"Obrigado pelo apoio, e principalmente por entenderem que há algum tempo têm acontecido notícias falsas sobre mim! Eu e minha família agradecemos o apoio… E, sabendo que Deus está no controle e nos livrando de todo mal, amém", escreveu o jogador via X (antigo Twitter), no dia 22 de dezembro, um dia após a oficialização da denúncia.
Os empresários do jogador também se manifestaram na ocasião:
"O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site Globo.com. O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame.
Seguimos à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Att, Staff Gabigol e família".
Leia também - São Paulo acerta últimos detalhes para oficializar Thiago Carpini como novo técnico
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).