A busca pelo segundo título da Copa São Paulo Júnior, às 10h desta sexta, contra o Goiás, não é o único motivo para os santistas lotarem o Pacaembu. O time sub-20 do Peixe tem dois atletas com pinta de craque, pelo menos na aparência: Neílton e Léo Cittadini, sósias de Neymar e Kaká, respectivamente.
No momento, todos os holofotes estão voltados para Neílton. O atacante de 18 anos se aproveitou da suspensão do artilheiro Givanildo, começou a semifinal contra o Palmeiras como titular e teve atuação de gala: um pênalti sofrido e três gols na vitória por 3 a 2 que colocou o Alvinegro em sua quarta final de Copinha – as outras foram em 1982 (foi superado pela Ponte Preta), 1984 (ganhou do Corinthians) e 2010 (perdeu para o São Paulo). Mesmo assim, a semelhança física com Neymar deixou muita gente mais impressionada do que a jornada brilhante.
“Já conversei com ele, já fui na casa dele. É muito humilde e sempre dá conselhos para a molecada. Ele fala que sou feio, que não pareço nada com ele (risos). É gente fina demais, mas eu sou mais bonito - brincou o jogador, que chegou ao Santos aos 14 anos após uma rápida passagem pela base do rival São Paulo.”
A boa fase deve render a ele a vaga de titular na decisão. Com a volta de Givanildo, Diego Cardoso é quem perderá o lugar no time. No meio de campo, não há dúvida. Os armadores serão Pedro Castro e Léo Cittadini, primo do ex-dirigente corintiano Antônio Roque Cittadini e frequentemente comparado a Kaká, revelado pelo São Paulo e atualmente no Real Madrid.
“Acho que não pareço com o Kaká, não”, sorri o atleta de 18 anos, que diz se inspirar em um ex-santista que atualmente usa a camisa 8 do Tricolor. Número que, curiosamente, já foi de Kaká no Morumbi.
“No estilo de jogo, eu gosto bastante do Ganso, do jeito dele”, acrescenta Léo, que teve uma passagem rápida pelo time sub-13 do Santos antes de se tornar a principal promessa do Guarani nos últimos anos.
Promovido por Vagner Mancini no Bugre, ele chegou a atuar entre os profissionais em 2011, mas voltou ao Peixe no ano passado. Agora, compartilha com Neílton o sonho de ser alçado por Muricy ao grupo principal.
Ainda é cedo para compará-los a Neymar e Kaká, mas vale lembrar que os dois ídolos eram reservas quando disputaram a Copinha e jamais chegaram à decisão.
SANTOS X GOIÁS
Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/Horário: 25/1/2013, às 10h
Árbitro: Leonardo Ferreira Lima
Assistentes: Fabrício Porfilho de Moura e Marcos Rodrigues Monteiro
SANTOS: Gabriel Gasparotto; Canavarros (Douglas), Jubal, Walace e Emerson Palmieri; Lucas Otávio, Alison (Leandrinho), Pedro Castro e Léo Cittadini; Neílton e Giva. Técnico: Claudinei Oliveira
GOIÁS: Paulo Henrique; Péricles, Felipe, Allef e Mário Sérgio; Túlio, Rodrigo, Liniker e Jarlan; Paulo e Erik. Técnico: Augusto César
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).