Mal se recuperava após o baque do empate do Flamengo aos 43 minutos do segundo tempo, o torcedor do Palmeiras foi para a frente da TV ou colou o ouvido no rádio para secar a Portuguesa neste domingo. Mas o empate da Lusa com o Grêmio selou o rebaixamento do Verdão – o segundo em 10 anos, em quedas que guardam entre si tristes coincidências para os palmeirenses.
O rebaixamento para a Série B em 2012 acontece exatos dez anos e um dia depois da primeira queda, em 17 de novembro de 2002.
As coincidências não param por aí. Naquele dia, o adversário que culminou com a queda alviverde foi na derrota por 4 a 3 para o Vitória, no Barradão. Agora não foi diferente: o Palmeiras volta a ter como derradeiro algoz um time rubro-negro. E mais uma vez o rebaixamento acontece fora de casa, longe da torcida.
Naquela oportunidade, o time teve uma campanha pífia, com apenas seis vitórias em 25 jogos. No total foram ainda nove empates e dez derrotas, com um aproveitamento de 36% dos pontos disputados.
Em 2012, a campanha é ainda pior, com um aproveitamento de 31,5% faltando duas rodadas para acabar o Brasileiro. Um fim que promete ser melancólico, bem diferente da queda de 2002, que aconteceu na última rodada.
Aquele foi o último Brasileiro com mata-mata, onde todos os 26 clubes se enfrentavam em turno único, e os oito primeiros colocados se classificavam para as quartas de final. Os confrontos eliminatórios levavam à final, que naquele ano teve o Santos como campeão em final contra o Corinthians.
Em 2002, o Palmeiras teve cinco técnicos, sendo três efetivos e dois interinos. Luxemburgo começou o ano à frente do time, mas saiu após a primeira rodada do Brasileiro partindo para o Cruzeiro. O comandante que caiu com o Palmeiras foi Levir Culpi, que assumiu a equipe faltando oito rodadas. Mas já era tarde.
Em 2012, Felipão foi demitido após uma derrota para o Vasco, na 24ª rodada. Gilson Kleina assumiu e ainda conseguiu fazer com que o time mostrasse sinais de salvação. Mas o técnico não conseguiu tirar o Verdão da zona de rebaixamento. Até a fatídica 36ª rodada, que definiu a queda.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).