O Manchester City goleou o Fluminense por 4 a 0 nesta sexta-feira (22.12) e se tornou campeão do Mundial de Clubes. Os comandados de Josep Guardiola abriram o placar aos 40 segundos de jogo, com um gol de barriga de Julián Álvarez.
Apesar de ficar atrás logo no início da partida, os cariocas buscaram grandes oportunidades. A equipe de Fernando Diniz conseguiu manter a posse de bola durante praticamente o primeiro tempo inteiro, dificultando para os jogadores do City. Mesmo com a tentativa de pressão dos ingleses, a equipe teve controle por cerca de dez minutos e um pênalti em Cano anulado por impedimento.
Entretanto, a partir dos 25, os comandados de Guardiola reassumiram as rédeas da partida. O volante Rodri deslocou um belo passe para Foden cruzar, porém, Nino interceptou a bola e acabou marcando contra. City buscava espaços para se infiltrar, e em algumas oportunidades tentava chutes fora da área.
O segundo tempo chegou e o cansaço dos jogadores do Tricolor já era visível. Antes dos dez minutos, Fábio já tinha feito três grandes defesas para evitar um placar maior. O técnico Diniz resolveu rejuvenescer o time, colocando Lima, Alexsander e Diogo Barbosa nos lugares de Ganso, Marcelo e Felipe Melo, o centroavante decisivo John Kennedy já havia entrado no intervalo. Com as mudanças, o Tricolor até encontrou momentos para conseguir respirar, mas não foi suficiente.
City manteve o ímpeto ofensivo e ampliou com Phill Foden aos 26 após cruzamento de Álvarez. O Flu esboçou algumas saídas em contra-ataque na base da ousadia de Kennedy e Arias, mas não encontrou formas de mudar o placar. No fim, Álvarez mais uma vez entrou em ação para receber de Matheus Nunes, driblar André e chutar forte rasteiro, com 4 a 0 o título estava garantido para os ingleses.
O Manchester City é o último campeão mundial no formato atual da competição. A partir de 2025, a Fifa organizará um Super Mundial com 32 clubes. Já em 2024 será disputado um novo torneio novamente batizado de Copa Intercontinental e chancelado pela entidade.
Leia também - Suárez vira reforço do Inter Miami em 2024 e volta atuar ao lado de Messi
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).