O título da Copa Sul-Americana de 2023, será decido neste sábado (28.10), entre Fortaleza e Liga Deportiva Universitária de Quito (LDU), do Equador. A partida acontece no Estádio Domingo Burgueño Miguel, em Punta del Este, no Uruguai, às 17 horas.
Conforme a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o jogo que reunirá as duas melhores equipes da competição, que contou com 56 clubes. O clube da Capital cearense está fazendo história na temporada. Em sua segunda participação na Sul-Americana, que conta 22 edições, já chegou à final com uma campanha marcante.
O Fortaleza, em 12 jogos, venceu nove, empatou dois e perdeu apenas um. Foi o primeiro do Grupo H na fase inicial e tem o melhor ataque da Copa, com 27 gols.
Se ganhar o título, o Fortaleza vai consagrar o clube, o seu Estado e o Nordeste – seria a primeira conquista internacional de peso de um clube da região, o primeiro de um torneio com a chancela da Fifa.
A LDU tem tradição nas competições sul-americanas. Venceu a Libertadores em 2008 e foi campeã da Sul-Americana em 2009.
Uma curiosidade à parte nessa final poderá ser notada à beira do campo. Os dois times são comandados por técnicos argentinos. Juan Pablo Vojvoda, 48 anos, já é um dos treinadores mais reverenciados de todos que passaram pelo Fortaleza. Do lado da LDU, a missão está nas mãos de Luis Zubeldía, 42 anos.
“Estar nessa final é um significado imenso para o clube e especialmente para todo o Nordeste do Brasil. É um momento emocionante”, disse Vojvoda.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).