Falta pouco para o atacante Joshua assinar contrato com o time profissional do Santos. Caso as previsões se confirmem, o jogador, que é filho do Rei Pelé, poderá receber o título de novo "princípe" da Vila Belmiro em breve.
Nesta quinta-feira, o Atleta do Século esteve na Vila Belmiro para assinar o termo de responsabilidade, que torna o filho um jogador federado. Ele também homologou a inscrição de Joshua no Campeonato Paulista sub-17, que tem início no dia 6 de abril.
Joshua tem 16 anos, já é funcionário do clube, recebe ajuda de custo, mas ainda não se tornou um atleta profissional. Pelé chegou ao estádio com Aarão Alves, filho de outro ex-jogador do Peixe, Manoel Maria.
Caso Joshua assine com o Santos, não será o primeiro "descendente da realeza" a vestir a camisa do Peixe: Edinho, filho de Pelé, jogou no clube nos anos 90 e hoje faz parte da comissão técnica de Muricy Ramalho. Além dele, Zoca, irmão do Rei, também atuou no Santos, nos anos 60..
Em conversa com o GLOBOESPORTE.COM, Pelé falou da alegria de ver mais um filho vestindo a camisa do Santos. Ele lembra que sofria com Edinho.
- Agora é um pouquinho diferente, porque o Edinho era goleiro. O goleiro mata você. O atacante não. O atacante pode errar, pode perder gol que não é muito ruim, mas o goleiro, se falhar, toma um gol. Mas eu estou muito feliz porque, poxa, já passou por aqui o meu irmão Zoca, que jogou no meio de campo depois de mim. Depois veio o Edinho, agora está vindo o Joshua. A família Nascimento toda vai fazer parte do Santos - disse Pelé.
- Quero que o Joshua tenha a sorte que eu tive, a sorte que nós tivemos - completou.
O Rei sabe que não é fácil ver um filho vestindo a camisa que já foi dele, mas afirmou que vai pedir para Joshua utilizar o número que ele eternizou: 10.
- O técnico é quem vai ver. Nós vamos pedir (para utlizar a 10), mas é claro que a expectativa dele é muito maior do que a minha. Joshua quer ser reconhecido e tem essa pressão de que é filho do Pelé. É um cuidado que disse a ele para ter - disse Pelé.
- Ele cresceu nos Estados Unidos, na escola que não tem a mesma base que os garotos daqui. Ele completou 16 anos agora. Às vezes o Joshua fala assim: "Poxa, a garotada lá está correndo", e eu falo: "é claro, eles já estão preparados fisicamente, você está aqui faz um mês". Mas ele tem habilidade. Espero que ele pegue um pouco de experiência, e vamos ter mais um craque no Santos Futebol Clube - completou o Rei.
Joshua defendia o Florida Rush nos Estados Unidos. No ano passado, ele passou um mês treinando com o elenco sub-17 do Santos. Voltou em fevereiro e trabalha regularmente no clube. O novo "príncipe" é filho do relacionamento de Pelé com Assíria e está morando com o pai em Guarujá.
Pelé conta que gosta de dar conselhos aos filhos. Para Joshua, não foi diferente. Respeito é a palavra de ordem do Rei do Futebol.
- O conselho é sempre o mesmo. Ele tem de respeitar sempre as pessoas, respeitar os adversários e ter confiança nele, porque ninguém é perfeito - finalizou Pelé.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).