Principal alvo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desde a saída de Fernando Diniz, Dorival Júnior aceitou a proposta e deve ser anunciado ainda nesta semana como novo treinador da Seleção Brasileira. O técnico deixa o São Paulos após 54 jogos em 2023. A CBF irá pagar ao clube Paulista uma multa rescisória, equivalente a três salários do técnico.
A decisão foi tomada e anunciada nesse domingo (07.1º), após convite de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Dorival chegou a comandar um último treino com o elenco do São Paulo, no centro de treinamento da Barra Funda (CT).
Apesar de deixar o clube, seus auxiliares Lucas Silvestre, que é filho do treinador, e Pedro Sotero vão permanecer no Tricolor até que a diretoria encontre um substituto. Depois, irão para a Seleção.
Dorival Júnior virou alvo da CBF depois que Ednaldo Rodrigues voltou ao comando da confederação, na última quinta-feira (03). O técnico sempre teve o sonho de treinar a Seleção e ficou balançado com a oportunidade.
Mesmo com a turbulência vivida na CBF, por conta das disputas políticas, Dorival Júnior aceitou o convite para treinar o Brasil no ciclo da próxima Copa do Mundo. O treinador ouviu também que, em caso de novas eleições presidenciais na CBF, terá o apoio de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol e candidato para suceder Ednaldo Rodrigues, o que fez com que ele criasse mais confiança para assumir o cargo. Entenda a briga jurídica na CBF no final da matéria
Em comunicado divulgado pelo São Paulo, o treinador agradeceu pela oportunidade de trabalhar mais uma vez no clube, ele havia comandado o elenco são paulino em 2017-2018, e ressaltou que sua ida para o time nacional é a realização de um sonho.
“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria. Com o investimento na infraestrutura e o planejamento dos últimos anos, o Clube está preparado para receber os mais qualificados profissionais do mercado. Agradeço também à torcida por todo o carinho e apoio”, disse Dorival Junior em nota oficial no Instagram do clube.
Já o dirigente do time Paulista, Julio Casares, enalteceu o trabalho feito por sua diretoria, destacando que o convite feito pela CBF confirma que o clube está na direção correta. Além de desejar sucesso ao treinador.
“O convite feito ao Dorival é mais uma prova de que estamos no caminho certo. Em 2021, a CBF já havia chamado Muricy Ramalho, que seguirá no São Paulo até o fim da minha gestão. Agora, foi a vez do Dorival, que tinha uma proposta de reajuste e ampliação do contrato com o São Paulo também até o fim da minha gestão, em 2026, com todas as garantias para uma estabilidade. Resta desejar boa sorte em seu novo desafio”, disse o presidente do São Paulo.
Entenda a briga jurídica na CBF
Ednaldo havia sido destituído do cargo no dia 7 de dezembro, por decisão de um desembargador. E desde então, a entidade vive dias turbulentos nos bastidores. Apesar de ter sido recolocado na presidência na última quinta-feira (04), por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), há uma possibilidade de uma nova eleição ser marcada para definir o substituto de Ednaldo.
Nesta semana uma comitiva da Fifa vai para a sede da CBF se reunir com o antigo interventor José Perdiz e Ednaldo Rodrigues, de volta ao poder na confederação.
Leia também - Carreta carregada com madeiras tomba embaixo de viaduto em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).