Um colegiado escolhido pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, na sigla em português) e formado por especialistas de 70 países – espalhados por todos os continentes – elegeu Vicente Del Bosque, da Espanha, como o melhor treinador de seleções em 2013.
“Amigável, reservado e consciente, ele é o treinador da seleção espanhola desde 2008 e venceu a Copa do Mundo de 2010 e a Eurocopa de 2012”, diz um trecho da nota publicada no site da IFFHS.
Esta é a quarta vez que Del Bosque fica em primeiro lugar na eleição da entidade, o que já havia acontecido em 2009, 2010 e 2012. O espanhol é o treinador que mais vezes ficou no topo desde quando a premiação começou, em 1996.
O técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, ficou em terceiro na votação. “Está montando o time para conquistar a Copa do Mundo de 2014 no seu país, o Brasil, e deu o primeiro passo com a Copa das Confederações (em que a Seleção se sagrou campeã). A experiência de Scolari lhe deu o poder para conseguir esse segundo e maior passo”.
O técnico da Seleção Alemã, Joachim Low, aparece em segundo na lista de nove treinadores divulgada pela IFFHS.
Abaixo, o ranking de treinadores elaborado pela IFFHS:
1° - Vicente Del Bosque (Espanha): 161 pontos
2° - Joachim Löw (Alemanha): 101 pontos
3° - Luiz Felipe Scolari (Brasil): 74 pontos
4° - Marc Wilmots (Bélgica): 54 pontos
5° - José Pekerman (Colômbia): 40 pontos
6° - Alejandro Sabella (Argentina): 23 pontos
7° - Óscar Tabarez (Uruguai): 11 pontos
8° - Cesare Prandelli (Itália): 9 pontos
9° - Jürgen Klinsmann (EUA): 8 pontos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).