Fernando Moreno/AGIF
Câmara dos Deputados aprovou ainda Lei do Mandante, que muda a lógica dos direitos de transmissão
A Câmara dos Deputados dois projetos de voltados ao futebol brasileiro, sendo elas: Lei do Mandante, que muda a lógica dos direitos de transmissão, e a lei dos Clubes-Empresas, que facilita a conversão em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
A Lei do Mandante foi aprovada na Câmara e ainda passará por votação no Senado. Já a Lei de Clube-empresa já veio do Senado e, portanto, vai para a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
Leia Também - Jorginho diz que confronto contra Chapecoense é jogo de seis pontos e que vitória é importantíssima
Segundo a Câmara, a Lei do Mandante muda a forma como os clubes vendem os direitos principalmente após 2024, último ano do contrato da Série A. Os clubes mandantes passam a ter os direitos sobre seus jogos. Antes, eram os dois times que tinham de negociar para uma emissora transmitir.
No entanto, a regra não vale para os atuais contratos, todavia, agremiações que não tenham acordos podem negociar.
Já a lei que cria a SAF permite agremiações esportivas a se tornarem empresas. Pela redação do texto, os clubes podem se transformar em empresa ou apenas tornar seus departamentos de futebol em modelos empresariais. Passarão a ter uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol).
A Câmara dos Deputados fez um gol de placa e aprovou as Leis do Mandante e do Clube Empresa! Obrigado, senhores(as) Deputados(as)!@ArthurLira_@JulioCesarRib@FredCostaDep
— Cuiabá Esporte Clube (@CuiabaEC) July 16, 2021
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).