VGN
VG é representada em campeonato na cidade de São Paulo por atleta bicampeão mundial em Jiujitsu.
O subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande (GM/VG), Alexander Gouveia Ortiz, em entrevista ao quadro do vídeocast, a “VÓVO TÁ ON”, nos estúdios do , na manhã dessa terça-feira (23.11), contou que está preparado para participar de mais um campeonato mundial de jiu-jitsu e trazer mais uma medalha de ouro para o município.
O evento acontece em São Paulo, no Ginásio Ibirapuera, entre os dias 25 e 28 de novembro, é um dos maiores do Brasil, senão o maior de artes marciais e está sendo realizado pela CBJJE, e reunirá uma média de 2.500 a 3.000 atletas. O jiu-jitsu é um esporte japonês, veio para o Brasil onde houve uma modificação que ficou conhecida no mundo todo como jiu-jitsu brasileiro.
Alexander disse que sua paixão por artes marciais começou na infância. O atleta, nascido em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, veio para Mato Grosso com 18 anos e já está há 22 em Várzea Grande.
“Quando eu assistia a sessão da tarde eu sonhava em aprender todas aquelas lutas, eu comecei ainda com 9 anos com o caratê, mas fiquei pouco tempo neste esporte, depois passou para o Taekwondo, mas sem conseguir conciliar com os estudos tive que parar, mais tarde, já adulto quando fiz o concurso para a Guarda Municipal e passei, voltei então a praticar artes marciais porque senti a necessidade de aprender técnicas de imobilizar, até mesmo por causa da profissão. Foi aí que entrei novamente no Taekwondo onde fui até a faixa marrom ficando praticando este esporte durante seis anos. A partir de 2016 eu comecei no jiu-jitsu e sempre sendo classificado nos primeiros lugares até que fui convidado pela federação mato-grossense de jiu-jitsu para participar do campeonato Brasileiro e depois disso só fui galgando as primeiras classificações até ser bicampeão Mundial de jiu-jitsu” contou ele.
Questionado como seria sua rotina e como conseguiria conciliar a profissão e o esporte, Ortiz disse que enfrenta uma rotina muito pesada de treinos e conta que não é fácil conciliar com a profissão de subcomandante da GM, mas reforça que todos os dias após o expediente, ele vai para academia e treina três horas diárias além da musculação que é indispensável. Alexander também dá uma atenção especial para uma alimentação que é acompanhada por nutricionista.
A experiência e a paixão pelas artes marciais levaram o esportista a desenvolver um projeto na GM/VG, que deu início em 2020. O Judô da Guarda, que agora está em parceria com a Secretaria de Assistência Social, que é o “Projeto Guarda mais Social”, consiste em oferecer gratuitamente às crianças carentes treinos em academias em diversos bairros do município, com finalidade de tirá-las das ruas, ou de situação de risco, além de promover a família integralmente.
A criança, para participar do projeto tem que estar matriculada na escola e apresentar notas consideráveis. Para o ano de 2022, serão ampliadas as academias e o projeto vai abranger mais bairros e o objetivo final e atender toda a cidade.
Finalizando, Alexander manifestou sua emoção e felicidade por estar participando de mais um campeonato mundial de jiu-jitsu representando o Estado de Mato Grosso e Várzea Grande. Gouveia disse que está preparado para trazer mais uma medalha para o município, conquistando o primeiro lugar e se tornando tricampeão mundial em jiu-jitsu.
Leia também
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).