O atleta José Neto Amador de França, 22 anos, está pronto para representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Kickboxing, que ocorrerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, no dia 6 de outubro. O jovem lutador conquistou recentemente sua vaga no torneio após vencer o Campeonato Nacional no dia 9 deste mês.
Natural de Jangada Roncador, no Distrito de Chapada dos Guimarães (a 57 km de Cuiabá), José Neto é soldado da Aeronáutica e treina na Academia de Luta Casa Fight, sob a orientação do mestre Henrique Paixão. A jornada até o Pan-Americano foi marcada por intensos treinamentos e sacrifícios, incluindo a criação de uma "vaquinha" online para arrecadar fundos para a viagem.
Em entrevista ao nesta quinta-feira (28.09), o treinador Henrique Paixão compartilhou sua perspectiva sobre a jornada de José Neto. Ele destacou o orgulho de ver seu pupilo atingir o sucesso. “É um sentimento de validação e credibilidade. Saber que o trabalho que fazemos na academia é o trabalho certo para atingir bons resultados. A relação de treinador é como a de um pai que acredita no crescimento e desenvolvimento de um filho”, disse o treinador.
Henrique também relatou ao , como foi a preparação de José para a Copa Brasil de Kickboxing, competição onde o atleta saiu vitorioso com a vaga no Pan-Americano. O treinador conta que José chegava a fazer três treinos no mesmo dia e que não tinha acompanhamento de nutricionista ou preparador físico, por falta de patrocínio.
“Foi toda focada em treinamento técnico, onde buscamos melhorar o seu condicionamento de luta, onde ele chegava a fazer 3 treinos por dia. Não tivemos o acompanhamento de nutricionista, nem de preparador físico, já agora para o Pan-Americano conseguimos o apoio de academia C4 onde estão cuidando da parte de condicionamento físico para luta e a nutrição”, acrescentou.
Já o atleta José Neto, disse ao que está orgulhoso dos resultados obtidos até agora. Segundo ele, vencer a Copa Brasil de Kickboxing mostrou que seu esforço e os treinos árduos estão valendo a pena.
“A primeira sensação que tive no momento que ganhei o Campeonato em Campo Grande, foi orgulho, eu consegui me ver mais concentrado e focado, e isso só cresceu com essa conquista, meu esforço está me levando a algo tão grande, então esse sentimento de orgulho define tudo que estou passando no momento, onde eu me sinto orgulhoso pelos árduos treinos que passei, por tudo que me levou a essa conquista basicamente”, disse o atleta.
Sobre seu início no kickboxing, José explicou que começou por acaso, enquanto buscava algo novo em sua vida quando se mudou para Chapada dos Guimarães em 2020, visando aliviar o estresse. “Eu comecei o Kickboxing quase que por engano, eu tinha me mudado para Chapada dos Guimarães em 2020, eu estava me preparando para um concurso importante que ia fazer em 2021, e fui à academia buscar manter minha capacidade física e buscar algo novo, deixando minha vida menos atribulada”, revelou.
José agora concentra suas energias na competição do Pan-Americano, almejando trazer a medalha de ouro para o Mato Grosso e o Brasil. "Minha expectativa para o Pan é altíssima, um Campeonato de alto nível, com diversos países buscando suas melhores colocações, só me deixa mais animado e muito mais focado em trazer o ouro para Mato Grosso e Brasil”, finalizou o atleta.
Para tornar esse sonho uma realidade, José Neto e seu treinador, Henrique Paixão, estão em busca de patrocinadores para financiar a viagem. Além disso, o atleta lançou uma "vaquinha" para arrecadar fundos, com o valor estimado em cerca de R$ 13 mil. Quem desejar contribuir pode utilizar a chave Pix da "vaquinha", que corresponde ao CPF do atleta: 079.403.391-17, em nome de José Neto Amador de França.
Leia também - Corinthians anuncia demissão de Luxemburgo; Tite e Mano Menezes estão na mira para assumir cargo
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).