Ana Carolina Vieira, nadadora brasileira expulsa da delegação do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris após “atos de indisciplina”, desembarcou no aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, na manhã desta segunda-feira (29.07).
Ao passar pela área de desembarque, a atleta afirmou que, após sair da vila, não teve acesso a mais nada e que vai buscar entender o que está acontecendo. Por fim, disse que “todos vão saber a verdade”, referindo-se à sua expulsão.
“Atos de indisciplina”
Ana Vieira foi expulsa no último sábado (27). Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a atleta saiu da Vila Olímpica na noite da última sexta-feira (26), mesmo sem receber autorização para tanto. Vale ressaltar que os competidores devem permanecer concentrados no local durante os jogos olímpicos.
A nadadora teria saído junto com o namorado, o também nadador e membro do time Brasil, Gabriel Santos. Ambos foram punidos pela Seleção Brasileira de Natação.
Gabriel foi punido com uma advertência. Ana contestou a reprimenda de forma “desrespeitosa e agressiva”, de acordo com o COB; por isso, a entidade a expulsou da delegação.
Denúncia de Assédio
Um dia após a expulsão, a atleta contou, nos Stories de seu perfil nas redes sociais, que saiu da Vila Olímpica sem seus pertences:
“Saí de lá, deixei meus materiais, não sabia o que fazer. Minhas coisas estão lá. Fui para o aeroporto de shorts e tive que abrir minha mala toda”, relatou. “Estou desamparada.”
Ana Vieira contou que, a todo momento, uma funcionária do COB a acompanhou, sem deixá-la ficar sozinha ou ter contato com mais ninguém. “Não consegui ter contato com ninguém, não consegui ficar sozinha, tinha uma moça me acompanhando o tempo todo. Pedi para ela me deixar falar com o psiquiatra o tempo todo, pedi água e não podia pegar.”
Segundo a nadadora, a funcionária a orientou a entrar em contato com os canais de comunicação do COB.
“Como vou falar com o COB, sendo que já fiz uma denúncia de assédio dentro da Seleção e nada foi resolvido?”, ponderou.
Quem é a nadadora Ana Vieira
Ana Vieira tem 22 anos e faz parte do Esporte Clube Pinheiros. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) diz que a atleta já conquistou 147 ouros, 97 pratas e 48 bronzes em sua carreira.
Esta é a segunda vez que Ana Carolina participa das Olimpíadas. Ela esteve na delegação que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021.
Em 2018, ela conquistou prata no revezamento 4 x 100 m livre nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. Já em 2021, fez parte do quarteto em Tóquio. (Metrópoles)
Leia também - Atleta cuiabano é vice-campeão em Blois, na França
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).