O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, disse em entrevista coletiva neste domingo (02.10) que as eleições foram tranquilas em Mato Grosso e dentro da ordem. Conforme ele, o índice de crime eleitoral também foi menor se comparado com o pleito eleitoral de 2018.
Segundo ele, o grande investimento em tecnologia no setor da segurança pública por parte do Governo do Estado, como aquisição de 50 drones e várias câmeras de segurança, possibilitou o “bom trabalho” das Forças de Segurança nesta eleição.
“Uso de tecnologia, de câmeras em drones, a distribuição dos policiais no território mato-grossense, deu mais segurança para o eleitor escolher o seu candidato. [...] Acredito que a eleição foi muito tranquila. Nosso planejamento foi muito elaborado e a execução foi muito bem feita. O investimento em tecnologia que o Estado fez com as forças de segurança ajudou sensivelmente essa eleição”, disse o secretário.
Sobre as ocorrências registradas, Bustamante revelou que a grande maioria foi o de “boca de urna”, mas que mesmo assim os números são menores dos crimes eleitorais registrados nas eleições de 2018.
“Até agora registramos 51 ocorrências, sendo que no último pleito para o Governo registramos mais 70. É sinal que essa está mais tranquila em relação à última eleição. Nós tivemos registro de ocorrência de boca de urna, desordem e compra de votos. A maioria das pessoas detidas podem sair nas audiências de custódias”, finalizou.
Leia Também - Eleitor leva celular na cabine, tira foto da votação e acaba detido em Cuiabá