Com 51,2% do eleitorado de Mato Grosso, as mulheres são maioria quando se trata de escolher os representantes políticos. Porém, a participação feminina na eleição 2022 ainda é pequena.
Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do total de 525 pedidos de candidaturas, 177 são mulheres que pleiteiam vagas na Câmara Federal, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) e ao Governo do Estado. Enquanto, 347 homens tentam vagas para todos os cargos eletivos: Governo, vice, deputado federal, deputado estadual e Senado.
Leia também: TJ nega conceder RGA de 6,47% para servidores públicos do Estado
Ao Governo, consta a candidatura de Márcia Pinheiro (PV) contra três adversários homens: Mauro Mendes (União), à reeleição; Moisés Franz (Psol) e Pastor Marcos Ritela (PTB).
Concorrem às oito vagas mato-grossenses a deputado federal um total de 58 mulheres e para as 24 vagas da AL/MT disputam 113 mulheres. Nenhuma mulher conseguiu viabilizar uma candidatura para vaga mato-grossense ao Senado.
Já na 1ª suplência, aparece a Professora Maria Lucia (PCdoB), que concorre na coligação “Para Cuidar das Pessoas” e outras quatro ficaram a 2ª suplência, são elas, Andrea Scheffer (Patriota); Rosana Martinelli (PL) e Marli Franchini (PTB).
Dados masculinos - Entre os homens, consta 105 candidaturas a deputado federal, 216 a estadual, sete candidaturas ao Senado, quatro candidaturas a vice, seis na 1ª suplência e seis na 1ª suplência.