O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, declarou neste domingo (02.10) que as grandes filas flagradas nos colégios eleitorais de Várzea Grande e em outros municípios podem estar ligadas com o “aumento do número de eleitores” que foram votar neste ano em comparação com pleitos anteriores.
Rocha disse que presenciou em sua sessão eleitoral em Cuiabá uma fila de eleitores aguardando para votar, e que ficou “surpreso” com a cena já que em eleições anteriores, no horário em que ele vota sempre o local tinha uma “movimentação mais tranquila”.
“Sempre votei bem tranquilo, e hoje a fila estava muito grande. Eu sempre vou no mesmo horário. Então pode ser que aumentou o número de eleitores. A população compareceu em maior número. [...] Ainda não conseguimos esclarecer o porquê destas filas. Com todos os dados iremos fazer um levantamento. Nós temos visto pelo início da votação muitos votos nulos e ainda não temos as abstenções. Então talvez tenha comparecido um número muito maior de eleitores nestas zonas eleitorais. Estamos achando que seja isso, ou seja, uma possibilidade”, declarou.
Leia Também - Eleitoras reclamam do tempo de espera na fila para votação
Ainda segundo ele, outro fator que pode ter contribuído para as filas nos locais de votação pode ter sido a mudança do horário [neste ano horário foi antecipado em 1 hora, iniciando às 07 horas da manhã com encerramento às 16 horas, sendo que anos anteriores era das 08 horas até 17 horas].
“Pode ter sido a mudança do horário, assim como das mudanças das seções eleitorais. Neste ano tivemos que agregar várias sessões, e isso não foi uma determinação do TRE-MT, algumas foram do TSE. A experiência vai servir para a próxima eleição para que onde tivermos os maiores gargalos, maiores dificuldades para podermos informar o TSE e corrigi-las”.
Ele ainda destacou o número pequeno de ocorrências eleitorais nestas eleições em Mato Grosso. “Queremos agradecer a população que soube se comportar nestes dias. O número de ocorrências foi bem menor que a eleição anterior. Acho que todos compreenderam que aquele acirramento de ânimos que existia antes, causou talvez uma certa preocupação a todos. Hoje nós vimos que tudo ocorreu perfeitamente”, encerrou.
Leia Também - Secretário destaca que investimento em tecnologia garantiu "segurança" nas eleições de MT