Mato Grosso já contabilizou 85 substituições de urnas eletrônicas, 27 registrou crimes eleitorais e nove Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO's) foram elaborados. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), atualizados em 12h11.
Segundo dados repassados pela Tribunal Regional Eleitoral, do total de ocorrências de registro de crimes eleitorais, quatro foram em Sorriso e cinco em Cuiabá. Os demais municípios registraram um cada, são eles, Araputanga, Bom Jesus do Araguaia, Chapada dos Guimarães, Colider, Comodoro, Feliz Natal, Guaranta do Norte, Guiratinga, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, São Jose do Povo, São Jose do Rio Claro, Sapezal, Tangará da Serra, Várzea grande, Vera.
Entre as ocorrências em Cuiabá, consta a prisão de um homem de 24 anos por “tumultuar” durante a votação neste domingo (02.09), na escola Don José do Despraiado, situada no bairro Despraiado, em Cuiabá.
Segundo boletim de ocorrência, o suspeito provocava desordem no local de votação manifestando em favor do seu candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). Ele estava perturbando os demais eleitores que aguardava na fila e mesmo advertido continuou após entrar na sala de votação em voz alta ele falava: "Em qual candidato eu voto aqui? ou fala um candidato para eu votar”, sendo novamente advertido.
Porém, ao continuar tumultuando foi dado a voz de prisão e solicitado para que nos acompanhasse para fora do local de votação, contudo, não acatou e disse que ninguém o tiraria dali, nesse momento fez necessário o uso de técnicas de imobilização e controle a fim de algemá-lo.
Ele foi encaminha à Polícia Federal.