A nova pesquisa eleitoral 2022 feita pelo Instituto Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (22.09), apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua distância na liderança da corrida eleitoral à presidência da República, passando para 47% das intenções de voto no 1º turno. Já o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), permaneceu no mesmo patamar anterior e segue com 33%.
Ciro Gomes (PDT) caiu para 7 %, e Simone Tebet (MBD) se manteve com 5%. A estabilidade com oscilação positiva para o petista no cenários de uma semana para cá, aferida pela mais recente pesquisa do Datafolha, vai acirrar a queda de braço entre as duas campanhas líderes de uma corrida cuja decisão na primeira rodada pode ocorrer no olho mecânico.
Na última pesquisa Datafolha sobre o cenário presidencial, divulgada em 15 de setembro, Lula (PT) tinha 45%, enquanto Bolsonaro apresentou uma oscilação negativa de 34% para 33%. No mesmo levantamento, Ciro tinha 8% e Tebet ainda tinha 5%.
A diferença entre os dois líderes da corrida presidencial foi agora para 14 pontos, ante 12 pontos na semana passada.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos neste levantamento, feito de terça (20) a esta quinta (22). O instituto ouviu 6.754 pessoas em 343 cidades, e a pesquisa encomendada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo está registrada sob o número BR-04180/2022 no Tribunal Superior Eleitoral. O índice de confiança é de 95%.
Leia também
Candidato ao Governo de São Paulo, Tarcísio Freitas não sabe onde vota "num colégio"