Algumas reclamações chegaram a redação do , sobre possíveis irregularidades na votação neste domingo (30.10), no segundo turno das eleições. A reportagem enviou as demandas para assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), e a resposta é que os casos só chegam para ao Tribunal após a eleição, mas são objeto de registros em atas e apurado.
“Ainda não posso afirmar que esses casos de fato procedem, mas já adianto que pode ocorrer por erro do mesário quando estamos diante de eleitores com nomes semelhantes”, disse assessoria.
Outra possibilidade, segundo assessoria, é que o mesário pode pegar a inscrição de outro e habilitar a urna. “Só é possível para quem não tem biometria, é claro. Daí o eleitor dono daquela inscrição vai votar e não consegue. São casos raros mesmo e ocorre em todo o país. Por mais que haja treinamento dos mesários ainda ocorre em raríssimas situações. Mas enfim, das indagações feitas a mim sobre hoje não consigo confirmar se procede, infelizmente”, explicou assessoria.