O candidato a 1ª suplência ao Senado, Mauro Carvalho (União), afirmou durante entrevista ao programa No Ar, conduzido pelo jornalista Geraldo Araújo, nessa sexta-feira (30.09), que o governador Mauro Mendes (União), foi o único da história de Mato Grosso que investiu mais de 100% da arrecadação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab II) na infraestrutura.
A declaração do candidato e ex-secretário da Casa Civil, foi em relação à denúncia feita pelo prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), de que o atual Governo não teria utilizado o dinheiro do Fethab para construção de casas populares e pavimentação das estradas de Mato Grosso. Leia matéria relacionada - Emanuel acusa Mauro de criar indústria de pedágio e ‘arrancar couro’ dos produtores
Carvalho enfatizou que o Governo Mauro Mendes, fez casas populares, sim, e citou o Residencial Santa Bárbara, em Várzea Grande, entregue em 2020, além do programa “Casa Solidária”, da primeira-dama, Virgínia Mendes. São casas doadas sem custo nenhum para famílias em estado de vulnerabilidade.
“E o Fethab desde da sua criação, no Governo Dante de Oliveira, nunca cumpriu o compromisso dele, aliás, nenhum governador honrou o compromisso da forma que foi criado o Fethab. O único governador que investiu mais de 100% na infraestrutura com arrecadação do Fethab, foi Mauro Mendes”.
Carvalho acusou os outros governadores de usarem o dinheiro do Fethab para pagar folha de pagamento, dívidas do Estado. Segundo ele, Mendes ainda fez mais, investiu em torno de 10 a 20% a mais do que foi arrecadado pelo Fethab. “O governador além de pegar toda arrecadação e colocar na infraestrutura, ele ainda coloca mais recurso na infraestrutura. E nesses próximos quatro anos, Mauro tem o compromisso de viabilizar mais 50 mil casas em todo Mato Grosso”.
Ainda, durante a entrevista, após a questão da denúncia do prefeito Emanuel, o jornalista Geraldo Araújo, indagou o ex-secretário se não existe a possibilidade de trégua entre Mauro e Emanuel, Carvalho comparou Mauro Mendes e Emanuel Pinheiro como – água e óleo, que não se misturam.
Segundo o candidato, os valores do Emanuel Pinheiro não são os mesmos que os da base do governador Mendes. “Não compactuamos com os valores dele, nós temos um perfil e ética diferente, além do tratamento com as pessoas. Então não tem a possibilidade de Mauro e Emanuel darem certo”.
O ex-secretário afirmou que o governador investiu em Cuiabá e nunca deixou que essa “rixa” atrapalhasse os investimentos do Estado na Capital. “Muito pelo contrário, nesses últimos três anos e nove meses, nunca na história de Cuiabá, a Capital recebeu tantos investimentos de um Governo de Estado. São inúmeras obras, agora se tem uma pessoa que está atrapalhando os cuiabanos é o prefeito Emanuel Pinheiro”.
Carvalho disse que vários presidentes de bairros procuram o Governo pedindo ajuda para terminar asfalto, ou colocar pavimentação asfáltica onde não tem, entre outras coisas em Cuiabá. "Mauro recebe esses presidentes de bairros e pede para que eles consigam uma autorização da Prefeitura Municipal de Cuiabá, para o Governo realizar as obras. No entanto, nunca o prefeito entregou essa autorização", disse.
Conforme Mauro Carvalho, Emanuel Pinheiro é a única pessoa que atrapalha Cuiabá no relacionamento com o Governo - e assegurou que o Estado tem feito investimentos na Capital direto, sem fazer convênio com o município. “Nesses três anos e nove meses, o Governo do Estado nunca fechou convênio com a Prefeitura de Cuiabá. Nós fazemos sim as obras na cidade de Cuiabá, mas direito sem passar pelo prefeito”, finalizou Mauro Carvalho.