Santinhos de diversos candidatos foram flagrados pela reportagem do na manhã deste domingo (02.10) no maior colégio eleitoral da cidade, Escola Estadual Adalgisa de Barros. As principais avenidas e ruas próximas aos colégios eleitorais do município também se encontram sujas, fruto de campanhas sem consciência social.
A veiculação de propaganda eleitoral por meio impresso somente era permitida até as 22h de ontem (1º.10) - dia anterior à votação. Mesmo assim, muitos candidatos sujam a cidade durante a madrugada, na tentativa de influenciar o voto do eleitor indeciso.
No dia da eleição, divulgar qualquer propaganda de partidos ou candidatos é crime e a pena é de detenção de seis meses a um ano e pagamento de multa. Ainda, conforme o Tribunal Regional Eleitoral, os infratores, caso eleitos, podem ter o mandato cassado.
Além disso, o procurador Regional Eleitoral (PRE), Erich Raphael Masson, encaminhou nesta semana orientações aos promotores eleitorais para desenvolver ações para coibi o derrame de santinhos. Masson apontou que o derramamento de santinhos gera impactos sociais e políticos, pois pode influenciar os eleitores de forma ampla e geral, já que pode levá-los a votar no candidato em que o número está à vista.
Leia Também - MP Eleitoral cobra ações em MT para coibir “derramamento de santinhos” na véspera da eleição