Levantamento da Agência Câmara realizado com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que a maioria dos candidatos a deputado federal de Mato Grosso utiliza o Facebook e o Instagram para realizar a campanha em mídias sociais.
Conforme o levantamento, dos 161 candidatos que se inscreveram na Justiça Eleitoral para disputar uma vaga na Câmara, 84 têm contas no Facebook, ou quase 53% do total, e 81 no Instagram (50%).
Outras plataformas de mídias sociais utilizadas pelos candidatos são o Twitter (10 contas), o YouTube (12) e o Tiktok (12).
Os dados também mostram que o acesso dos candidatos às mídias sociais apresenta desigualdades. Os candidatos brancos, mais jovens, com maior escolaridade e com maior patrimônio têm maior percentual de páginas cadastradas em mídias sociais.
Com a exceção do Instagram, todas as outras plataformas apresentam maior percentual de contas de candidaturas masculinas do que de candidatas mulheres. Divorciados, separados e casados também têm maior probabilidade de ter uma conta em mídias sociais do que solteiros e viúvos.