20 de Novembro de 2024
20 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Eleições 2022 Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022, 15:23 - A | A

Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022, 15h:23 - A | A

conectados

Campanhas de candidatos a deputado federal se concentram no Facebook e no Instagram

Dados também mostram que o acesso dos candidatos às mídias sociais apresenta desigualdades

Lucione Nazareth/VGN

Levantamento da Agência Câmara realizado com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que a maioria dos candidatos a deputado federal de Mato Grosso utiliza o Facebook e o Instagram para realizar a campanha em mídias sociais.

Conforme o levantamento, dos 161 candidatos que se inscreveram na Justiça Eleitoral para disputar uma vaga na Câmara, 84 têm contas no Facebook, ou quase 53% do total, e 81 no Instagram (50%).  

Outras plataformas de mídias sociais utilizadas pelos candidatos são o Twitter (10 contas), o YouTube (12) e o Tiktok (12).  

Os dados também mostram que o acesso dos candidatos às mídias sociais apresenta desigualdades. Os candidatos brancos, mais jovens, com maior escolaridade e com maior patrimônio têm maior percentual de páginas cadastradas em mídias sociais.  

Com a exceção do Instagram, todas as outras plataformas apresentam maior percentual de contas de candidaturas masculinas do que de candidatas mulheres. Divorciados, separados e casados também têm maior probabilidade de ter uma conta em mídias sociais do que solteiros e viúvos.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760