O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, deu um “ultimato” no governo do Estado, para que a Arena Pantanal seja entregue até o dia 05 de maio, ou seja, em 12 dias. O “puxão de orelha” foi feito durante a vistoria das obras da Copa do Mundo, nesta quarta-feira (23.04).
O representante da FIFA cobrou do governo do Estado agilidade no trabalho de conclusão do estádio - e enfatizou que até o dia 05 de maio todos os 41.390 assentos devem estar instalados e os acabamentos finalizados. A Arena Pantanal tem que ser entregue para a FIFA no dia 21 de maio, para a realização dos jogos da Copa do Mundo.
Apesar da cobrança, Valcke elogiou o estádio de Mato Grosso e garantiu que a Arena Pantanal não está na lista de estádios que preocupam a FIFA.
O governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), garantiu que todas as cadeiras do estádio serão instaladas até o final deste mês. Silval apontou a chuva como uma das principais culpadas pelos atrasos das obras da Copa, principalmente a do estádio que já deveria ter sido inaugurado.
O peemedebista disse ainda, que todas as obras da Copa do Mundo, com exceção do VLT, serão concluídas antes do início do mundial, previsto para iniciar dia 12 de junho.
Sobre o gramado, que foi duramente criticado pelo ex-jogador Bebeto membro do Comitê Organizador Local (COL) em janeiro deste ano, Valcke e o ex-jogador Ronaldo Nazário elogiaram durante a vistoria desta quarta.
Ronaldo disse que o gramado parecia um “tapete” e que já mostrou durante a partida entre Mixto e Santos, realizada no mês passado, pela Copa do Brasil, que está em perfeitas condições de receber jogos da Copa do Mundo.
Arena Pantanal - Conforme a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a Arena Pantanal está com 98% dos serviços concluídos, e está orçada em mais de R$ 570 milhões. Segundo a última revisão da Matriz de Responsabilidade – feita pelo Governo Federal –, a Arena Pantanal terá capacidade total para abrigar 44 mil torcedores, após o evento.
Em 13 de junho, o estádio terá estreia na Copa do Mundo, com um jogo entre as seleções do Chile e da Austrália, pela classificação na primeira fase do Mundial, pelo Grupo B. Também estão agendados na Arena os jogos entre Rússia e Coreia do Sul, no dia 17 de junho, pelo Grupo H; Bósnia e Nigéria, no dia 21, pelo Grupo F; e Colômbia e Japão no dia 24 de junho, pelo Grupo C.