por Lucione Nazareth/VG Notícias
As obras do Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT) ficaram em segundo plano e não devem ficar prontas antes do Mundial de 2014. Em visita à Arena Pantanal nesta sexta-feira (19.04), o ministro do Esporte Aldo Rebelo disse que as obras do VLT são menos importante e a única obra que não pode sofrer atraso é a Arena Pantanal.
Ainda segundo ele, o governo do Estado está empenhado em destravar o andamento das obras a qual estão paradas, como trincheiras na Capital, e acelerar outras, como o do próprio VLT, para que todas sejam entregue antes dos jogos, porém, foi desanimador ao dizer que as obras do VLT é a que menos importa neste momento.
Já o andamento das obras na Arena Pantanal, agradou o ministro que declarou que com o aumento de turno de trabalho, o qual foi prometido pelo secretário Extraordinário da Copa (Secopa), Maurício Guimarães, as obras serão conclusas antes do prazo estipulado pela Fifa e pelo COL (Comitê Organizador Local da Copa do Mundo). As entidades limitaram a entrega das novas arenas até dezembro deste ano.
Rebelo ainda elogiou as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. As obras do aeroporto incrementarão sua capacidade total de 2,5 milhões de passageiros ao ano para 5,7 milhões. A expectativa é de que, em 2014, a demanda anual na unidade seja de 3 milhões de passageiros. Atualmente, a demanda é de 2,6 milhões de passageiros.
O secretário da Secopa, Maurício Guimarães disse que as obras da Arena Pantanal serão entregue em outubro, dois meses antes do prazo. Sobre o VLT, ele voltou a garantir que o mesmo terá sua implantação conclusa antes do mundial.
Em relação ao VLT, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas da União (TCU), já divulgaram relatório onde aponta que a linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá-Várzea Grande não deve ficar pronto antes do início da Copa de 2014.