27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Copa do Mundo Quarta-feira, 20 de Março de 2013, 16:00 - A | A

Quarta-feira, 20 de Março de 2013, 16h:00 - A | A

Copa 2014

Secretário da Secopa garante que permanecerá no cargo e que obra do VLT será entregue em março de 2014

por Lucione Nazareth/VG Notícias

 

O secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, disse nesta quarta-feira (20.03) que vai continuar à frente da Secopa. A afirmação foi em entrevista especial na TV Gazeta (Record), sobre as obras da Copa do Mundo.

"Sou servidor de carreira e vou continuar à frente da Secopa enquanto o governador acreditar em mim. Enquanto isso, na Secopa, vou trabalhar dia e noite", declarou o secretário.

Nesta terça-feira, em entrevista ao Programa Resumo do Dia, o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Luiz Antonio Pagot, disse que é cotado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) para assumir a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo do Estado (Secopa) no lugar de Maurício.

Maurício reconheceu que algumas obras da Copa estão atrasadas e que isso vem ocorrendo porque no passado – no início da obras-, não houve um planejamento e que obras das trincheiras foram mal licitadas. Ele ainda garantiu que todas as obras devem ser entregues dentro do prazo determinado pela FIFA.

Segundo ele, após o período das chuvas os operários trabalharão em três turnos, o que irá acelerar o ritmo das obras. No entanto, o secretário destacou que exceto as obras do VLT nenhuma outra previa em contrato a ampliação do número de turnos.

O gerente do Consórcio VLT, Fernando Orsini, que também participou da entrevista, garantiu que apesar de apresentar problemas, em 13 de março de 2014 as obras do VLT deverão ser entregues, ou seja, três meses antes do mundial para realizar teste.

Orsini afirmou que aproximadamente 20% da obra estão concluídas e que o projeto do sistema, que irá operar a rede do VLT, já está sendo executado. “Quando se fala neste percentual, temos que dizer que a obra não significa apenas o que é visível, mas todo um sistema interno. A população pode ficar tranquila. Quem tem que ficar intranquilo somos nós”, declarou o gerente do Consórcio.

De acordo com ele, 100 km de trilhos para implantar no VLT do Estado já estão sendo construídos na Espanha e na Polônia e que a aplicação começará a ser feita entre os meses de junho e julho. “Ainda há uma logística de transportes e por isso não podemos fechar a data”, relatou.

Sobre a saída da Santa Bárbara Engenharia das obras da Arena, se interferirá nos trabalhos nos canteiros do VLT, Orsini declarou que “problemas da empresa da arena não impactam no VLT”.

Referente a novas interdições, o gerente revelou que a região do aeroporto até o Zero KM receberá novos desvios, até o Zero Quilômetro e que em 15 dias, uma nova intervenção na avenida da FEB começa e em seguida virá a interdição de parte da XV de Novembro. A única via que não sofrerá novas interdições é a Historiador Rubens de Mendonça, por conta do largo canteiro central.

Data de entregas das obras – Trincheira do Zero Quilômetro em julho, Arena Pantanal em outubro deste ano, VLT em março de 2014, Mário Andreazza no final do ano, Estrada da Guarita em dezembro, COT UFMT em novembro, COT Barra do Pari em dezembro, Ampliação do Aeroporto em 2014, Fan Park em novembro, Viaduto do Despraiado em maio, Trincheira do Jurumirim em dezembro.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760