Pela quinta vez a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) mudou a data de inauguração da Arena Pantanal. Segundo o secretário da Secopa, Maurício Guimarães, o estádio deve ser inaugurado somente em março e não mais em 22 de fevereiro, como havia sido divulgado.
De acordo com a assessoria da Secopa, existem alguns trabalhos que precisam ser concluídos e só devem ficar prontos no próximo mês, como a instalação das cadeiras (que iniciou em 16 de janeiro) e o gramado (que iniciou em 06 de dezembro), que apresentou falhas e teve que ser replantado em algumas áreas.
Sobre o gramado, importante destacar que durante a última vistoria do Comitê Organizador Local (COL), - que contou com a presença do secretário-geral da Fifa, Jêromé Valcke, do ministro do Esporte Aldo Rebelo-, em janeiro, o ex-atacante Bebeto, membro do COL, criticou o gramado da Arena e cobrou das autoridades do Estado que promovesse a melhorias nesse quesito.
Indefinição da Data – Nos últimos dias, a Secopa vem evitando estipular qualquer data no que diz respeito à inauguração de obras voltadas a Copa do Mundo na Capital, como viadutos, trincheiras e outros. Após ter divulgado no mês passado que a Arena Pantanal seria inaugurada em 22 de fevereiro, com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), o órgão resolveu adotar a mesma táctica e está evitando “cravar” uma nova data para a inauguração do estádio.
O fato ocorre porque é a quinta vez que a Secopa muda a data, transformando a inauguração da “principal” obra da Copa do Mundo em Cuiabá, em uma grande “novela”. A primeira data divulgada pela Secopa foi em dezembro de 2012, depois passou para outubro e na sequência dezembro, ambos em 2013.
Em janeiro deste ano, quando os trabalhos já eram considerados “conclusos” pela Secopa, faltando apenas alguns detalhes como acabamento, 22 de fevereiro foi anunciada como data oficial, porém, mais uma vez foi alterada e agora está sem dia certo para ser inaugurada.
Jogos na Arena Pantanal - A Secopa e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que o primeiro jogo oficial da Arena Pantanal irá ocorrer em 02 de abril, entre Mixto e Santos, pela Copa do Brasil.
Depois dessa partida está prevista a final do Campeonato Mato-grossense, para o dia 06 de abril. Em 26 de abril, Vasco e Luverdense, irão jogar no estádio, partida esta válida pela Série B do Brasileirão.
Os jogos serão usados como “testes” da capacidade total do estádio, de pouco mais de 41 mil torcedores no modo Copa. A Secopa pretende em março realizar um jogo festivo na Arena, para marcar a inauguração do estádio.
Atualmente orçada em R$ 570 milhões, segundo a última revisão da Matriz de Responsabilidade – feita pelo Governo Federal –, a Arena Pantanal terá capacidade total para abrigar 44 mil torcedores, após o evento.
O estádio será estreado na Copa do Mundo em 13 de junho, com um jogo entre as seleções do Chile e da Austrália, pela classificação na primeira fase do Mundial, pelo Grupo B. Também estão agendados para acontecer na Arena os jogos entre Rússia e Coreia do Sul, no dia 17 de junho, pelo Grupo H; Bósnia e Nigéria, no dia 21, pelo Grupo F; e Colômbia e Japão no dia 24 de junho, pelo Grupo C.