28 de Novembro de 2024
28 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Copa do Mundo Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014, 09:57 - A | A

Terça-feira, 21 de Janeiro de 2014, 09h:57 - A | A

COPA 2014

Ministro da Aviação Civil nega instalação de “terminal de lona” no Aeroporto Marechal Rondon e afirma que apenas em Fortaleza está definido “terminal provisório”

De acordo com o ministro, a hipótese da implantação de um terminal provisório, por enquanto, apenas foi cogitado para atender o aeroporto de Fortaleza, onde há um atraso maior nas obras.

por Rojane Marta/VG Notícias

O ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, negou em entrevista concedida a Folha de São Paulo na segunda-feira (20.01), a instalação de um terminal de lona no Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, para receber passageiros durante a Copa do Mundo.

De acordo com o ministro, a hipótese da implantação de um terminal provisório, por enquanto, apenas foi cogitado para atender o aeroporto de Fortaleza, onde há um atraso maior nas obras.

Cuiabá, segundo ele, ainda não foi cogitado esta hipótese. Vale lembrar, que em novembro de 2013 a Infraero informou que apenas 40% das obras do Marechal Rondon estavam prontas. Mesmo assim, em princípio, Moreira Franco descarta a construção do terminal de lona no aeroporto que atende a Capital Mato-Grossense. "A hipótese do terminal provisório é em Fortaleza” ressaltou.

Terminal de lona – A alternativa de implantar um terminal de lona no Aeroporto Marechal Rondon foi anunciada no início de janeiro pela ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, em entrevista concedida ao jornal Valor Econômico.

A ministra informou que a previsão oficial é de que todas as obras da Copa terminem até em abril, e que caso as obras do Aeroporto Marechal Rondon não fiquem prontas no máximo até maio, o Governo Federal estuda montar uma estrutura de lona provisória e climatizada para ajudar na recepção aos passageiros.

"Não é uma lona fina, ela climatiza, organiza, fica bonito, mas não tem a durabilidade de uma construção", disse a ministra durante a entrevista.

Obras – Ao custo de mais de R$ 77 milhões, as obras de ampliação do Aeroporto Marechal Rondon devem elevar a área atual de 5,46 mil metros quadrados para 13,2 mil. Já a capacidade de passageiros deve subir de 2,5 para 5,7 milhões ao ano. As obras estão sendo executados pelo Consórcio Marechal Rondon (formado pelas empresas Engeglobal Construções, Farol Empreendimentos e Multimetal Engenharia).

TCE – Segundo o último relatório de acompanhamento das obras divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), as obras do Aeroporto Marechal Rondon haviam atingido 22,5% de conclusão até o final de julho. De acordo com o relatório, o atraso da obra foi estimado entre 90 e 120 dias.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760