por Thaiza Assunção/VG Notícias
Várzea Grande completa 146 anos de fundação comemorando os benefícios das obras de preparação de Mato Grosso para receber jogos da Copa do Mundo de 2014, que tem Cuiabá como uma das cidades-sede. Os empreendimentos deixarão o município de “cara nova” e trarão desenvolvimento para a chamada “Cidade Industrial”.
Neste contexto, a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Marechal Rondon é uma das principais obras estruturantes deste processo de preparação, pois significará um avanço direto no local que pode ser classificado como a “porta de entrada” para Mato Grosso, já que a maioria absoluta dos visitantes chega à cidade pelo aeroporto de Várzea Grande.
A população várzea-grandense já pode notar o progresso da obra do aeroporto, que teve início em dezembro de 2012. Este empreendimento está na Matriz de Responsabilidade entre Cuiabá, a Fifa (Federação Internacional de Futebol) e o COL (Comitê Organizador Local da Copa), e deve ser entregue em 31 de dezembro de 2013.
As obras no aeroporto abrangem a reforma e ampliação do terminal de passageiros, incluindo instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de serviço do lado-ar do aeroporto (nova sinalização horizontal do pátio da aeronave); reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto; reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; além da ampliação da Central de Utilidades.
No rol de investimentos estão previstos ainda: nova área de equipamentos de rampa, no lado-ar do aeroporto; ampliação dos sistemas de infraestrutura básica (redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações); e construção do estacionamento do novo prédio administrativo do escritório regional da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) .
Com a reforma e ampliação, a área construída passará dos atuais 5.460 para 13,2 mil metros quadrados. A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança durante a Copa de 2014. A obra está orçada em R$ 77.289.283,09 e está sendo realizada pelo Consórcio Marechal Rondon.
“A reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon é extremamente importante para a Copa do Mundo em Cuiabá e também para o desenvolvimento do Estado”, afirma o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães.
Já o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, garante que as obras estão a todo vapor e afiançou a entrega para último dia de 2013. Ele pediu para a população ter paciência em relação aos transtornos na hora do embarque e desembarque, inclusive para estacionar. Ele lembra que todo este transtorno será recompensado no futuro.
Copa traz “pacote” de obras para Várzea Grande - Além da reforma do aeroporto, Várzea Grande também está sendo contemplada com as obras do Centro Oficial de Treinamento (COT) da Barra do Pari, na região da Passagem da Conceição, com capacidade para cinco mil torcedores.
O Centro será o primeiro estádio de futebol de grande porte em Várzea Grande, contribuindo para fortalecimento do esporte, setor que está esquecido há anos pelo poder público municipal.
No “pacote” de obras da Copa também está a duplicação da ponte Mário Andreazza, duplicação da Estrada da Guarita, duplicação da ponte sobre o Rio Pari, implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e duas trincheiras na Avenida da FEB.