O governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), anunciou nesta quarta-feira (23.10), que ainda em outubro e em novembro, serão inauguradas 12 das 56 obras, relativas à Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014.
Em entrevista coletiva, Silval disse que as obras irão contemplar a mobilidade urbana de Cuiabá e Várzea Grande, e que serão entregues em duas etapas, sendo seis obras ainda este mês e outras seis no mês de novembro.
As primeiras obras a serem entregues é a ligação da avenida Beira-Rio com a rua Antonio Dorileo, com a construção de uma ponte sobre o Rio Coxipó e a pavimentação asfáltica da avenida Camboriú, no dia 29 deste mês.
Para o dia 31, estão programadas a liberação de mais três obras de pavimentação: a ponte do Jardim das Palmeiras, a ligação da ponte até a avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho); e a duplicação da avenida Juliano Costa Marques, na região do Morada da Serra.
De acordo com o governador a primeira obra prevista para ser inaugurada em novembro é da duplicação da ponte sobre o Rio Cuiabá na Rodovia Mário Andreazza. Depois o Estado deve inaugurar a Trincheira da Ciríaco Cândia/Mário Andreazza, conhecida como a “trincheirinha”, que complementa a obra da Trincheira do Verdão, na Avenida Miguel Sutil.
A terceira obra do pacote de novembro é a do Viaduto da Sefaz, na avenida do CPA, que integra o Eixo 1 de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Também serão inaugurados no mês que vem o viaduto do Despraiado; e o Viaduto da MT-040, que, assim como o Viaduto da UFMT, integra o Eixo 2 do VLT, que liga o Coxipó ao Centro da Capital e está sendo construído no entroncamento da rodovia com a avenida Fernando Corrêa.