O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, criticou o andamento das obras da Copa, disse que o Brasil irá passar vergonha, defendeu os protestos contra o Mundial e ainda afirmou que quando esteve em Cuiaba ficou impressionado, pois parecia uma “praça de guerra”. As declarações de Nardes foram feitas durante lançamento do portal Fiscaliza Rio 2016.
De acordo com o presidente do TCU, o país terá decepções com a Copa, segundo ele, em torno de 50% das obras prometidas não foram concluídas. “Estive em Cuiabá e fiquei impressionado. Está uma praça de guerra”, disse.
Apesar de torcer para que a Copa seja um sucesso, Augusto Nardes se diz decepcionado com o “jeitinho” de fazer obras no Brasil. “Espero que a Copa seja um sucesso até pelo jeitinho dos nossos atletas, que nesse aspecto é positivo. Mas no jeitinho de fazer as obras no Brasil, com certeza estamos deixando a dever no sentido de apresentar para a sociedade uma solução melhor”, avaliou.
A falta de planejamento no transporte público, conforme Nardes, fará com que o visitante passe por constrangimentos durante o torneio. Ele declarou ainda, “que a grande tragédia do Brasil é a ausência de governança, que impede os projetos de serem entregues de forma adequada”.