Mesmo sem a conclusão final dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, sobre se o incêndio causado em outubro do ano passado na Arena Pantanal pode ter causado danos na estrutura do prédio, o que pode acarretar em uma possível tragédia, o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), anunciou a inauguração do Estádio para o próximo dia 10 de março. O anúncio foi feito na sexta-feira (21.02), em visita ao local.
Vale destacar, que a inauguração da Arena será feita sem um estacionamento, pois, o local escolhido ainda está ocupado pelos comerciantes do Terminal Atacadistas. A construção do estacionamento do Estádio é uma das exigências previstas na Matriz de Responsabilidade - firmada entre o Governo de Mato Grosso e a Fifa, com vistas à Copa do Mundo de 2014.
Conforme o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias de Andrade, o projeto para reformar o local onde abrigará os atacadistas, ainda está sendo elaborado. A previsão é que a remoção desses comerciantes seja somente em 30 de abril – data que provavelmente ficará pronta a obra do novo espaço, no bairro Distrito Industrial.
Enquanto isso, a Arena já vai ter passado por dois jogos de inauguração, e sem estacionamento. O primeiro ocorrerá em dois de abril – com jogos da Copa do Brasil, entre Mixto x Santos, e o segundo em 26 de abril – com jogos da série B do campeonato brasileiro, com a disputa entre Luverdense e Vasco.
Fora os problemas acima citados, o estádio também deve ser inaugurado com apenas parte dos assentos instalados. Até a última sexta-feira (21) apenas 12 mil cadeiras haviam sido instaladas, a previsão é que somente no final de abril – após os jogos inaugurais -, é que termine as instalações dos demais assentos.
A obra – Orçada em mais de R$ 570 milhões, segundo a última revisão da Matriz de Responsabilidade – feita pelo Governo Federal –, a Arena Pantanal terá capacidade total para abrigar 44 mil torcedores, após o evento.
O estádio será estreado na Copa do Mundo em 13 de junho, com um jogo entre as seleções do Chile e da Austrália, pela classificação na primeira fase do Mundial, pelo Grupo B. Também estão agendados para acontecer na Arena os jogos entre Rússia e Coreia do Sul, no dia 17 de junho, pelo Grupo H; Bósnia e Nigéria, no dia 21, pelo Grupo F; e Colômbia e Japão no dia 24 de junho, pelo Grupo C.