A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE) embargou na última sexta-feira (04.10) parte da obra da Arena Pantanal, devido a ausência de segurança para os trabalhadores que atuam na construção. Foram embargados a área de construção dos níveis da arquibancada sul e norte, periferia de algumas arquibancadas e fossos de elevadores.
Os auditores do SRTE realizaram na última sexta uma fiscalização na Arena e constataram várias irregularidades no local do estádio – principalmente em uma parte da arquibancada-, que apresentou não oferecer segurança aos operários, existindo risco eminente de ocorrer acidente.
Na fiscalização os auditores constataram que o acesso aos elevadores, não tinha uma espécie de ‘tampão’ – que serve para proteger os operários – podendo assim provocar a queda do trabalhador no local. Eles constataram também que algumas periferias das arquibancadas estavam como uma espécie de “fendas”, o que poderia provocar acidentes.
O embargo da obra ocorre na véspera da visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, prevista para acontecer nessa terça-feira (08.10). Além de Valcke, ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B), os ex-jogadores Ronaldo Fenômeno e Bebeto, também participarão da visita. O governador Silval Barbosa (PMDB) e o secretário da Secopa, Maurício Guimarães devem comparecer.
Com o embargo, o secretário da Fifa não poderá vistoriar a Arena Pantanal em sua totalidade, já que os locais embargados estão proibidos e bloqueados para a visitação.
Nestes locais, os trabalhadores poderão apenas realizar trabalhos na intenção de sanar as irregularidades. O Consórcio Mendes Junior, responsável pela construção da Arena, garantiu que já iniciou as devidas correções nos locais. A empresa deve realizar as adequações em prazo máximo de dez dias.