Cuiabá ainda é um canteiro de obras a 15 dias do primeiro jogo da Copa do Mundo na Arena Pantanal, Austrália x Chile, em 13 de junho. A capital mato-grossense está entre as cidades-sede em situação mais complicada quanto à mobilidade urbana. As intervenções deveriam qualificar o tráfego, que já era problema, antes dos preparativos para o Mundial, mas viraram uma preocupação a mais. Das 56 obras de mobilidade urbana prometidas, só 14 ficarão prontas até os jogos.
A última a ser entregue, conforme afirma a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), é a trincheira do Verdão, que fica ao lado da Arena Pantanal, na avenida Miguel Sutil. O cenário da trincheira hoje é de obra inacabada, apesar de ter sido parcialmente liberada. O trânsito foi autorizado na parte de cima, mas a estrutura não tem pintura e nem foi passada a camada de polímero, que é um asfalto especial, capaz de suportar o peso dos veículos que vão transitar por ali.
Uma coisa que chama a atenção na rotatória da trincheira do Verdão é que, em quatro pontos, foi deixado um percalço no chão, que mais parece um degrau, impactando os veículos. O túnel subterrâneo ainda está interditado. Em horários de pico, a estrutura não evitou congestionamentos. A Secopa afirma que essa trincheira ficará pronta até o dia 13, mas não informa em qual data será oficialmente entregue.
Mais à frente, à direita da Arena, a Secopa iniciou há menos de uma semana uma nova obra na rotatória do Círculo Militar. O Tribunal de Contas do Estado, em inspeção realizada no dia 12 de maio, alertou para o risco de iniciar um empreendimento tão próximo ao estádio, faltando poucos dias para o Mundial. Mas a Avenida Miguel Sutil, nesse ponto, também foi fechada em meia pista, sufocando o fluxo de carros.
Alguns metros à frente, outra trincheira-chave para a chegada à Arena ainda está só parcialmente liberada. Um dos hotéis mais luxuosos da cidade, construído especialmente para a Copa, fica justamente na trincheira do Santa Rosa. O hotel, durante a Copa, ficará fechado, a serviço da Fifa. Essa trincheira foi duramente criticada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). O Crea, em relatório de inspeção técnica, divulgado em fevereiro, apontou "anomalias estruturais", que podem comprometer o resultado do empreendimento.
Um dos engenheiros responsáveis pela inspeção, André Luiz Schuring, assegura que "de maneira geral as desconformidades saltam aos olhos, e qualquer cidadão sem conhecimentos técnicos consegue perceber que há algo de errado". Para ele, “obras inauguradas com acabamento péssimo” podem manchar a imagem do País junto aos turistas prestes a chegar na cidade.
Dificuldades no acesso ao aeroporto
À esquerda da Arena Pantanal, a situação só vai se complicando. Ainda não há acesso, por essa via, à avenida da FEB, uma das principais avenidas de Várzea Grande, cidade vizinha à Cuiabá, que leva ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon. A avenida da FEB ainda está parcialmente interditada, operando apenas em uma via. Os congestionamentos que têm ocorrido nessa via são de porte nunca visto em Cuiabá, antes dos preparativos para os jogos.
No final da FEB, margeada por obras de fora a fora, a obra de ampliação do aeroporto também não está concluída e nem ficará até a Copa, como já havia sido informado. O que tem sido feito são "maquiagens" para resolver um campo de lama que se formou em frente ao prédio de embarque e, temporariamente, também de desembarque. Tapumes cercam a área onde funcionava o estacionamento, que ainda está completamente esburacada.
Tapumes também fecham a obra do VLT na Avenida da Prainha, região central de Cuiabá, e na Avenida do CPA, que leva ao centro político-administrativo. Na Avenida Fernando Corrêa, próximo à Universidade Federal de Mato Grosso, o viaduto foi liberado parcialmente.
Segundo a Secopa, as principais preocupações com a mobilidade urbana são liberar as duas pistas da avenida da FEB e a trincheira do Santa Rosa. Além de Austrália x Chile, a Arena Pantanal, em Cuiabá, vai sediar mais três jogos: Rússia x Coreia do Sul, Nigéria x Bósnia e Colômbia x Japão.