O vice-prefeito de Várzea Grande, José Hazama (União) e o secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), Silvio Fidelis participaram da Expogramado, em Gramado (RS). Entre as ações expostas pelo município, Fidelis apresentou o projeto Escola em Tempo Ampliado (ETA) e externou como estruturou a Educação para oferecer aulas no modelo de ensino híbrido, incluindo as atividades do ETA, durante a crise pandêmica e seus efeitos.
"O projeto 'Escola em Tempo Ampliado' é um projeto que iniciamos em 2015 e hoje vemos o impacto positivo que teve em nosso município, atendendo mais de 2 mil crianças com oficinas ligadas ao lúdico, à cultura, o letramento, o raciocínio lógico e outras vocações de cada escola participante. Trata-se de uma inovação na forma de ensinar e aprender para os nossos alunos."
Fidelis participou de uma mesa de debate com o tema "O Impacto da Pandemia na Educação Brasileira – Itinerários Formativos", ao lado de dirigentes de outros quatro municípios. O evento que reuniu mais de mil pessoas, de 257 municípios, aconteceu entre os dias 19 e 21 de julho.
"Falar sobre Educação é sempre muito importante. Neste evento, pudemos apresentar para representantes de outros municípios algumas de nossas experiências de sucesso, como a Escola em Tempo Ampliado (ETA), bem como os investimentos que temos realizados na área, como a inauguração do mais novo Centro Municipal de Educação Infantil, Brígida Maria Costa Marques", explicou o Secretário Fidelis.
Leia também: TRETAS DA VIDA - com Bruna Kovalski & Danielli Sansoa
Também foram apresentados outros projetos como: “Resgate à Infância” que capacita os educadores da cidade sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente; “o Centro Municipal de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão "João Ribeiro fIlho"; o “Projeto Esporte para Além das Fronteiras”, que oferece iniciação esportiva e estimula o desempenho escolar; O projeto “Pertencimento Ambiental”, que leva o tema de forma lúdica para as crianças; e a implementação da metodologia da “Escola da Inteligência”, que visa o desenvolvimento socioemocional dos alunos.
Já o vice-prefeito José Hazama dialogou sobre ações de outros municípios visando novas parcerias para a Educação de Várzea Grande. Ele destacou a aquisição de equipamentos para laboratórios de informática. “Recentemente fizemos a aquisição de mesas-tablets e lousas digitais, somando mais de R$4 milhões investidos com equipamentos e capacitação de nossos profissionais", concluiu.
(Com informações da assessoria)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).