O vereador de São José do Rio Preto (SP), Daniel Caldeira (PSL), colocou fogo em exemplar do Diário da Região durante sessão dessa terça-feira, 13, na Câmara. Ele declarou que o jornal era “mentiroso” enquanto queimava edição com reportagem que denunciou suposto desvio de dinheiro do Sindicato dos Motoristas, presidido por ele há mais de 20 anos.
“Os jornalistas deviam fazer tratamento e se internar no Hospital Bezerra de Menezes (unidade de tratamentos psiquiátricos da cidade)”, aconselhou o vereador na saída.
De acordo com Heitor Mazzoco, repórter de política do jornal que acompanhava a sessão, Caldeira estava aos berros e mostrava descontrole. “Ele ainda disse que vai propor a criação de uma corregedoria, para que a imprensa preste esclarecimentos sobre os conteúdos publicados”, contou o jornalista ao Comunique-se.
Para o editor de política do jornal, Alexandre Gama, o ato pretende intimidar a publicação. “Não vamos mudar nosso jeito de trabalhar por causa disso. Já fomos pressionados antes e nada altera nossa cobertura”, garantiu.
Matéria publicada no último dia 4 denuncia suposto esquema de desvio de dinheiro do Sindicato dos Motoristas. A investigação da Polícia Civil, aberta a pedido do Ministério Público Federal, aponta que Caldeira envia dinheiro para o exterior (República Dominicana, onde mora sua mulher), falsifica documentos e usa dinheiro da entidade para comprar veículos para amigos e parentes.
Por telefone, Caldeira disse que não teme repercussão negativa. “Foi um protesto. Não estou arrependido porque esse jornal sempre diz inverdades para me prejudicar. Foi um ato contra esse tipo de jornalismo, na defesa de todos que sofreram com as mentiras desse veículo tendencioso”. O vereador confirmou que pretende propor aos outros vereadores a criação de uma corregedoria para a imprensa. “Diante do abuso de alguns, vou convocar meus companheiros para conferir se é possível criar medidas punitivas”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).