Motoristas e moradores dos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colíder e Nova Santa Helena que trafegam nas rodovias MT-320 e MT-208, em Mato Grosso, reclamam da quantidade de buracos na MTs, sob concessão da Via Brasil MT.
O conversou com o vereador de Carlinda (a 724 km de Cuiabá), Manoel Rodrigues de Sousa, Nelo Sousa (PSC), que nesta quinta-feira (09.02) explicou as dificuldades dos motoristas da região. Segundo ele, as péssimas condições das MTs 208 e 320, no trecho de Alta Floresta a Nova Santa Helena, causam mortes, acidentes, lentidão e prejuízo aos motoristas.
Nelo reclamou do preço do pedágio cobrado no trecho da rodovia, e que ele não traz qualquer retorno em investimento na via. Além disso, solicitou a implantação de radar com velocidade no mínimo 40 km nos trevos de acesso.
“A situação está péssima, muito buraco. A gente encontra uma pessoa arrumando a rodovia, mas com oito dias já está com buraco de novo, quer dizer, não está dando manutenção na altura que é o preço do pedágio, valor do pedágio é R$ 10,10. Então, está muito difícil. E os trevos de entrada da cidade são muito acidentes e mortes. A gente está pedindo pelo menos um radar para reduzir a velocidade nesse trecho, porque as carretas passam muito correndo e tem pedestre, estudantes”, disse o vereador.
Leia mais: Alvo de operação na saúde de Cuiabá, suposta empresa fantasma é investigada por desvio em SC
Outro lado – O entrou em contato com a administradora Via Brasil MT, responsável pela administração das MTs, porém, não tivemos retorno até o fechamento da matéria. O também entrou em contato com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager - MT), responsável pela fiscalização, mas também não tivemos retorno até o fechamento da matéria. O espaço segue aberto para manifestação.
Atualizada às 13h41 de sexta-feira (10.02) - A assessoria da Via Brasil MT informou por meio de nota que mantém quatro equipes trabalhando constantemente na manutenção da rodovia, de forma a enfrentar o período chuvoso, em especial nos trechos, que ainda não passaram pela recuperação do estrutural do pavimento previstas para serem realizadas até 2027. "Quanto aos acidentes, a concessionária já vem trabalhando em pontos mais críticos, assim como no desenvolvimento de campanhas educativas, dado que a grande maioria dos acidentes advém de desrespeito às leis de trânsito."
Já a assessoria da Diretoria Reguladora de Transportes e Rodovias (DRTR) da AGER/MT informou que quanto a solicitação de informações sobre a MT-320 e MT-208 respetivo as medidas tomadas em relação à quantidade de buracos na rodovia, informamos que no momento estamos fiscalizando e posteriormente a Concessionária será notificada e ocorrerá a abertura de um processo administrativo.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).