A Prefeitura de Várzea Grande abriu nesta segunda-feira (17.01) o pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. O cadastramento pode ser realizado no site da Prefeitura na aba Imunização Covid-19 Cadastro.
De acordo com o município, um total de 1.840 doses da vacina da Pfizer pediátrico estão à disposição da Secretaria de Saúde de Várzea Grande para iniciar imunização do público infantil seguindo determinação do PNI – Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde que definiu como prioritários os portadores de comorbidades ou deficiências; indígenas e quilombolas.
Para inscrever a criança é preciso que pais e responsáveis apresentem documentos pessoais como certidão de nascimento, CPF e RG se tiver ou dos pais, mas principalmente o cartão do SUS e comprovante de endereço. Para receber a dose, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável, que precisa apresentar documento pessoal ou enviar autorização assinada.
O prefeito em exercício, José Hazama (DEM) e o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, em reunião conjunta com o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus (Covid-19) e seguindo determinação das autoridades médicas e científicas, separou três pontos exclusivos para a aplicação das doses das vacinas nas crianças, sendo elas: clínicas médicas do Centro Universitário Várzea Grande (UNIVAG) no Grande Cristo Rei; Escola Estadual Adalgisa de Barros no Centro; e a Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Jr (Grande Mapim/Imperial).
“A ordem do prefeito Kalil Baracat é de atenção total à saúde, sem, contudo, deixar de lado outras prioridades também importantes para a população como um todo, por isso temos atuado com zelo na vacinação das pessoas para que as mesmas se tornem imunes e possam retomar suas vidas dentro desta nova normalidade”, disse Hazama.
Segundo o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, o município vai colocar em prática uma migração de bancos de dados das escolas pública para facilitar a inscrição das crianças, ou seja, aqueles alunos que se encontram regularmente matriculados em unidades de ensino público terão seus dados transportados para o banco de dados da Secretaria Municipal de Saúde para agilizar e acelerar o processo de inscrição e posterior vacinação na medida em que forem chegando as vacinas.
“Quando da liberação da vacina para os profissionais da Educação, nós migramos os dados das unidades públicas e particulares para conseguir atender com mais celeridade e eficiência", declarou o gestor.
Ainda segundo Barros, crianças que testaram positivo para Covid devem aguardar 30 dias a partir dos primeiros sintomas para se vacinar após realizar os exames necessários. Já aquelas com sintomas gripais (que testaram negativo para coronavírus) devem aguardar melhora e não podem apresentar quadro febril. Aquelas que receberam algum tipo de imunizante em prazo inferior a 15 dias também não podem tomar a vacina.
Leia Também - Cuiabá abre pré-cadastro para vacinação de crianças de 5 a 11 anos
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).