17 de Novembro de 2024
17 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Cidades Sexta-feira, 03 de Abril de 2020, 17:58 - A | A

Sexta-feira, 03 de Abril de 2020, 17h:58 - A | A

prevenção

Utilização de máscaras será obrigatória em comércios de MT a partir do dia 13 de abril

Sarah Mendes/VG Notícias

Com o objetivo de combater a disseminação do coronavírus no Estado, a partir do dia 13 de abril a utilização de máscaras será obrigatória em comércios de todo o território mato-grossense. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (03.04) pelo governador Mauro Mendes (DEM), durante lançamento da campanha denominada ‘Eu cuido de você, você cuida de mim’, que também incentiva a população a fazer uso do equipamento de proteção individual.

Segundo Mendes, a população poderá optar por utilizar máscaras caseiras, pois, mesmo que produzidas de modo artesanal, elas impedem que gotículas de saliva sejam expelidas, impossibilitando assim a transmissão do vírus para outras pessoas.

“Se o vírus é transmitido através da saliva, quando a gente está conversando com alguém, mesmo que invisivelmente, pequenas gotículas de saliva podem ser expelidas e nessas gotículas minúsculas e muitas vezes invisíveis de saliva você pode ter ali centenas, milhares de vírus embutidos nessa gotícula. Isso pode ser projetado sobre uma mesa, sobre uma superfície, sobre algum lugar, aí vem alguém desavisado, coloca a mão e a partir dali começa a ampliar uma cadeia de transmissão”, explicou.

As empresas e estabelecimentos que continuam funcionando durante a pandemia terão até o dia 13 deste mês para providenciar máscaras para seus funcionários, conforme prevê novo Decreto Estadual, previsto para ser publicado ainda hoje no Diário Oficial do Estado.

Conforme explicou o médico Abdon Karhawi, especialista em infectologia e professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as máscaras poderão ser feitas de pano, algodão e tecidos similares. Ainda, segundo ele, é importante que elas tenham duas camadas de tecido ou que tenha um tecido mais grosso.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, ressaltou que o uso de máscaras artesanais pela população também fará com que diminua a procura por máscaras cirúrgicas, que são usadas preferencialmente por profissionais de saúde, e atualmente estão em falta.

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760